Dirty Pretty Things * *
(2002) 97 min (18 anos)
Inglaterra - O nigeriano Okwe é um imigrante ilegal em Londres. Sua vida é trabalho. Dirige um taxi de dia e assume a recepção do Baltic Hotel à noite. Para permanecer acordado, masca algumas folhas de khat, um estimulante. Mora de favor no sofá do apartamento de Senay Gelik, camareira turca do mesmo hotel.
Chamado para resolver o entupimento no banheiro de um dos quartos, Okwe descobre um coração humano obstruindo a saída de água.Como denunciar o ocorrido se o africano sequer existe para a polícia britânica? Chantageado para participar de uma operação ilegal, Okwe tenta o impossível para proteger Senay e escapar da deportação.
A Londres mostrada em 'Coisas Belas e Sujas' é invisível para os turistas e cidadãos comuns. O diretor Stephen Frears sequer focaliza os pontos turísticos conhecidos. A história poderia se passar num bairro pouco valorizado de qualquer cidade do mundo. O foco está nos personagens principais, seus dramas e as situações humilhantes que precisam suportar para obter um passaporte, ainda que falso. Se alguns encarnam a ambição e falta de escrúpulos, outros sobressaem pela compaixão e solidariedade. O elenco é brilhante, assim como a direção de fotografia. Um filme forte sobre coisas belas e horríveis. Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original, ganhou o Humanitas Prize em 2004, além de outros premiações.
Roteiro: Steven Knight
Musica: Nathan Larson
Fotografia: Chris Menges
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Audrey Tautou, Sergi Lopez, Sophie Okonedo, Zlatco Buric, Benedict Wong, Jeffery Kissoon, Kenan Hudaverdi, Paul Bhattacharjee, Damon Younger, Sotigui Kouyaté
Distribuidora: Imagem Filmes
Um comentário:
Ótimo filme! É bom ver Audrey Tautou em personagens longe do estilo 'fofo' de Amélie e Eterno Amor.
http://filme-do-dia.blogspot.com/
Postar um comentário