Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Persépolis

Persepolis *
(2007) 95 min (12 anos) preto/branco e cores



conselho da avó para Marji: "Você vai encontrar muitos idiotas na vida. Se eles te magoarem, lembre-se de que o fazem porque são estúpidos. Não reaja à sua crueldade. Não há nada pior do que amargura e vingança. Mantenha sua dignidade e seja verdadeira."

Irã, Teerã - Marjane Satrapi cresceu no Irã durante a Revolução Islâmica. Com seu jeito apaixonado, a menina de 8 anos acompanha as crenças políticas familiares, torcendo pela derrubada do regime do Xá. Contudo a tomada do poder pelos fundamentalistas revela-se pior que o governo anterior. As mulheres são obrigadas a usar o véu, a oposição é encarcerada e fuzilada, a liberdade reduz-se ainda mais no Irã.

Para evitar que a revolucionária Marjane se envolva em problemas, a família resolve enviá-la a Viena, para estudar no Liceu Francês. É difícil para a menina separar-se dos pais carinhosos e da vovó interessante, que cheira a jasmim e banha os seios em água gelada, para mantê-los firmes. Viena, Teerã e Paris são o cenário das aventuras de Marji.


Persépolis venceu o British Film Institute Award (2007), ganhou o prêmio do juri no Festival de Cannes (2007) e o prêmio do público no Festival de Cinema Internacional de São Paulo (2007) , entre outros prêmios.


Diretor: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi
Roteiro: Vincent Paronnaud, Marjane Satrapi, baseado nas histórias em quadrinho de Marjane Satrapi
Música: Olivier Bernet
Vozes de: Chiara Matroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux.

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner