Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 20 de julho de 2013

A História de Marva Collins

The Marva Collins Story *
(1981) 102 min (Feito para a TV)



"Há uma criança brilhante trancada dentro de cada aluno"

EUA, Chicago/Garfield Park - "Em 1975, uma professora que ensinava na região pobre de Chicago ficou desencantada com a escola pública. Convencida de que o fracasso dos alunos em aprender era resultado da burocracia e de educadores apáticos, ela se rebelou e desafiou o sistema. Essa professora é Marva Collins." Decidida a buscar padrões mais elevados, resgatou seu fundo de pensão e transformou o segundo andar de casa na Westside Preparatory School. Como primeiros alunos teve seus três filhos e umas poucas crianças, recrutadas entre as consideradas incapazes pelo sistema escolar oficial. O marido, Clarence Collins, conseguiu carteiras para mobiliar a sala.

A própria Marva não tinha mesa. Circulava entre as crianças, observando os cadernos, levantando o queixo de uma estudante mais tímida, enquanto dizia: - "Vamos ver esse rosto bonito." O que ela ensinava? Em aulas animadas, deu aos alunos o que de melhor a cultura ocidental produziu: os clássicos, Arte, bons livros. Tornaram-se íntimos de Shakespeare, Chaucer e também conectados ao presente. E fez mais, talvez o principal, ajudou-os a formar o caráter, reconstruindo sua auto-confiança.

Se lessem "O Mercador de Veneza", deveriam pesquisar em casa a cotação do ouro, para depois visitarem juntos a Bolsa de Valores. Passado um momento incial de relutância, as crianças se envolveram na construção do próprio aprendizado, tornando-se cheias de iniciativa, ávidas por conhecimento. Quando testadas pelo sistema oficial de ensino, tiveram resultados supreendentes, pulando vários níveis. A professora foi convidada pelo presidente Reagan para ser Secretária de Educação, o equivalente ao cargo de Ministro no Brasil. Mas preferiu continuar trabalhando em suas escolas, onde concedia bolsas aos que não podiam pagar. Infelizmente, em 2008, foi fechada a última escola da professora americana, por problemas econômicos.

No final da década de 80 "A História de Marva Collins" passou na TV, na Sessão da Tarde. Fiquei tão impressionada que contava para todo mundo sobre os feitos da professora americana. Mais de 20 anos depois, um grande amigo de meus filhos me telefonou. "Acho que você vai gostar de saber que o canal Futura vai fazer um programa sobre "A História de Marva Collins". Ele estava certo, adorei, e gravei. Que maravilha ter bons amigos!

Em 1996, o programa americano "60 Minutes" fez uma pesquisa entre os primeiros estudantes da mestra de Chicago. Todos os ex-alunos estavam trabalhando , estudando, e tinham um projeto de vida. Nenhum deles estava preso, morrera ou vivia de seguro desemprego, como era frequente na comunidade. Para alguns, bastou um ano na turma de Marva Collins para se orientarem na vida, sabendo o que procurar e o que evitar.
Não é fácil conseguir o filme no Brasil. Quem sabe solicitando ao Canal Futura que faça uma outra sessão? Ou comprando o DVD na Amazon americana, com legenda em inglês. Para comprar na Amazon, clique  AQUI. Não há extras ou bonus, mas vale a pena. Imprescindível para todos os professores e educadores.



Diretor: Peter Levin
Roteiro: Clifford Campion
Música: Fred Karlin
Fotografia: Don H. Birnkrant
Elenco: Cicely Tyson, Morgan Freeman, Roderick Wimberly, Mashaune Hardy, Kelly Crosby, Marsha Warfield

"Se não quer aprender, se educar, terá apenas uma vida de pobreza e previdência. Entendam, o sistema engana as pessoas. Previdência é outra palavra para escravidão. Quem vive da previdência vai ao Havaí? Come em bons restaurantes? Vive em boas casas? Espero que aprendam isso. Nada vem de graça. Paga-se um preço por tudo. Se querem uma vida decente, precisam fazer por onde."

(Marva Collins aos alunos no 1º dia de aula)

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner