Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Informante

The Insider * * *
(1999) 157 min (12 anos)



EUA - No Líbano, militantes do Hezbollah conduzem o produtor Lowell Bergman vendado até a presença do Sheikh Fadlallah. Bergman convence o fundador do movimento Hezbollah a dar uma entrevista ao apresentador Mike Wallace, para o programa da CBS, "60 Minutes". Em Louisville, Kentucky, o biólogo Jeff Wigand, ex-chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Brown & Williamson, arruma suas coisas definitivamente e deixa o prédio da empresa de tabaco, de volta para a confortável casa onde mora com a esposa e duas filhas. Uma delas sofre sérias crises de asma.

Lowell Bergman precisa de informações do biólogo e desconfia que existe uma boa história atrás da recusa de Jeff Wigand em ser entrevistado. O pesquisador trabalhou vários anos para a companhia de tabaco e um acordo de confidencialidade impede que partilhe informações sobre a empresa. Se contar o que sabe, Jeff pode perder casa, o seguro de saúde da família, além dos pagamentos mensais que ainda recebe. Arriscando tudo, o biólogo faz surpreendentes revelações a Mike Wallace, numa entrevista frente às câmeras da CBS, que contestam o depoimento dos executivos da Brown & Williamson no Congresso.

"O Informante" é um filme de suspense emocionante. Excelentes elenco, roteiro, fotografia e trilha sonora acentuam o esplêndido trabalho de direção de Michael Mann. Mas, o que mais me impressionou no drama de Jeff Wigand e Lowell Bergman, foi a cristalina comprovação da importância fundamental da liberdade de imprensa e do jornalismo investigativo, que não cede frente a pressões de grandes empresas ou dos poderes do estado. Nunca é demais afirmar: a imprensa livre é a base da democracia. É preciso estar vigilantes para defendê-las.
O verdadeiro Jeff Wigand

O roteiro sofreu pequenas alterações em relação aos fatos, em benefício do suspense e drama; afinal "O Informante" não é documentário, mas ficção.

Curiosidades:
* Jeff Wigand solicitou aos produtores do filme que mudassem o nome de suas filhas e que ninguém aparecesse fumando. Os dois pedidos foram atendidos, com exceção de 3 breves momentos em que personagens secundários aparecem com cigarros.

* Michael Moore, procurador-geral do Mississipi, interpreta ele mesmo nas cenas que envolvem o processo.

* O tribunal onde Jeff Wigand dá seu depoimento não é um set de filmagem. A produção usou a própria sala do tribunal do Jackson County Mississippi, onde Jeff prestou seu depoimento.

Diretor: Michael Mann
Roteiro: Eric Roth & Michael Mann, baseado no artigo "The Man Who Knew Too Much" (Vanity Fair), de Marie Brenner
Música: Pieter Bourke, Lisa Gerrard, Graeme Revell
Fotografia: Dante Spinotti
Elenco: Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora, Philip Baker Hall, Lindsay Crouse, Debi Mazar, Stephen Tobolowsky, Colm Feore, Bruce McGill, Gina Gershon, Michael Gambon, Rip Torn
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner