Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Jane Eyre

Jane Eyre * * *
(2011) 120 min (12 anos)

Inglaterra - Uma porta estreita se abre vagarosamente para o verde do jardim. A moça de pele clara e rosto sério olha para trás, observando o aposento escuro, e sai apressadamente. Caminha por entre a relva, moitas e pedras, atravessa "campos, e cercas, e prados, até depois do sol despontar". O cabelo preso em desalinho, uma capa cinzenta sobre o vestido modesto, um lenço ao pescoço, poucos pertences e infinita tristeza são a bagagem de Jane Eyre.

A jovem preceptora está só neste mundo, tendo a natureza como lar. Seus passos são incertos, não tem para onde ir. Procura se afastar de Thornfield Hall, a mansão do sr. Rochester, onde um dia foi feliz.  A chuva a surpreende no caminho. Faminta, exausta, depauperada, Jane pensa morrer, quando desfalece à porta da casa da família Rivers.

O filme começa lá pelo meio do livro, numa cena adequada para enfatizar a solidão da personagem. Órfã cedo, maltratada pelos parentes que deveriam ter cuidado dela, Jane Eyre começava a se sentir respeitada e amada no seu primeiro emprego, quando o destino lhe desferiu mais um golpe.

O diretor Cary Fukunaga conseguiu ser fiel à paixão e sentimentos presentes na obra de Charlotte Brontë. A produção é bonita, pensada e cheia de escolhas felizes. Imagine-se o susto que o jovem diretor americano levou ao ser informado de que teria Judi Dench como a sra. Fairfax, governanta de Thornfield Hall. Para o seu bem, parece que a dama inglesa é muito gentil e nada intimidadora na vida real. Mia Wasikowska e Michael Fassbender incorporaram Jane Eyre e Edward Rochester de corpo e alma.

Curiosidades:
* Para ajudar a criar a atmosfera gótica presente no filme, muitas cenas foram iluminadas apenas pelo fogo da lareira ou luz de velas. Isso aumentou o trabalho de Julian Bucknall, assistente de câmera, que precisava ajustar o foco (numa lente com abertura 1.4) a todo instante.

* A maior parte do filme foi rodado no condado de Derbyshire, perto de onde viveram as irmãs Brontë. Locações esplêndidas em muito contribuíram para a recriação do mundo de Jane Eyre. A charneca (moor) por onde ela perambula logo no início é Stanage Edge, Hathersage. As mansões são um esplendor à parte: Thornfield na verdade é Haddon Hall, propriedade do século XII onde também foram filmados A Princesa Prometida e Orgulho e Preconceito (2005) (Mais informações no blog reelscout)

* A mansão da sra. Reed, a malvada tia de Jane, é Wrotham Park, que fica a meia hora do centro de Londres - a mesma propriedade onde Robert Altman gravou Assassinato em Gosford Park. Sally Hawkins está irreconhecível e magnífica como sra. Reed.
Diretor: Cary Joji Fukunaga
Roteiro: Moira Buffini, baseado no romance Jane Eyre, de Charlotte Brontë
Musica: Dario Marianelli
Cenografia: Will Hughes-Jones
Figurino: Michael O'Connor
Fotografia: Adriano Goldman (Cidade dos Homens e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias)
Elenco: Mia Wasikowska, Michael Fassbender, Judi Dench, Jamie Bell, Amelia Clarkson, Sally Hawkins, Romy Settbon Moore, Valentina Cervi, Simon McBurney
Distribuidora: Universal

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Esse filme traz o desempenho mais significativo da Mia Wasikowska no cinema. Também gosto bastante da trilha do Dario Marianelli e da forma como a protagonista é desenvolvida - longe de se parecer com as típicas heroínas desse tipo de filme.

Stella disse...

Matheus, acho que Mia Wasikowska conseguiu revelar todos os sentimentos de Jane Eyre, os explícitos e os contidos. É uma atuação esplêndida e sutil, especialmente considerando a juventude da atriz. Gostei ainda mais do livro depois de ter visto o filme. A trilha do Dario Marianelli é mesmo muito linda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner