Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Hora Mais Escura

Zero Dark Thirty * *
(2012) 156 min (14 anos)

Depois dos ataques de 11 de novembro de 2001, descobrir o paradeiro do mentor do atentado tornou-se prioridade absoluta do governo americano. Agentes da CIA no exterior arrancavam informações através de tortura daqueles que colaboravam com a rede terrorista al-Qaeda. 

Dois anos depois, uma jovem funcionária do escritório de Washington viaja para o Paquistão para juntar-se às investigações sobre o paradeiro de Osama bin Laden, o perigoso fundador da al-Qaeda. Maya era novata na companhia mas pesquisava o terrorista mais procurado do mundo desde que foi recrutada. A agente foi enviada para trazer sangue novo à caçada ao líder saudita.

Passam-se oito anos e a tenaz funcionária persiste na busca, mesmo depois da morte de alguns agentes e o desinteresse de outros. Maya endureceu nessa luta, não tem qualquer vida pessoal, é completamente focada na investigação, vasculhando todos os indícios possíveis. Também mudaram os interrogatórios, exigindo mais empenho do serviço de inteligência, pois o novo presidente da república não vai tolerar o uso de tortura. Nos momentos finais da empreitada que consumiu bilhões de dólares, Maya aguarda no Afeganistão, enquanto uma equipe de Navy SEALs voa em helicópteros não detectados por radar até o esconderijo de Osama na cidade de Abbottabad, no Paquistão. Completada a missão, o corpo é levado ao acampamento onde Maya realiza a identificação do líder da al-Qaeda.

"A Hora Mais Escura" vem desvendar um pouco do mistério sobre os acontecimentos que envolveram a descoberta e a morte de Osama bin Laden. Sua figura esguia em ameaças feitas através de vídeos tornaram-se familiares a todos que acompanhavam os telejornais da época. O filme de Kathryn Bigelow toma cuidado em não mostrar seu rosto e evita cenas de comemorações que pudessem soar desrespeitosas. Mais uma vez Jessica Chastain magnetiza com seu talento, dando vida à agente Maya.

Curiosidades:
* O nome do filme em inglês (Zero dark thirty) é um termo militar que se refere à meia-hora após a meia-noite. Quando começa a invasão, Maya olha o mostrador do relógio digital que marca 00:30. O termo também funciona como uma metáfora para a longa década de incansáveis perseguições.

* Os Navy SEALs são a força de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos. O acrônimo em letras maiúsculas significa que seus membros podem operar no mar (SEa), no ar (Air) e na terra (Land).

* O roteiro foi originalmente escrito como a caçada infrutífera ao paradeiro de bin Laden e foi completamente reescrito após sua morte.

Diretora: Kathryn Bigelow
Roteiro: Mark Boal
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Greig Fraser (O Homem da Máfia, Deixe-me Entrar)
Elenco: Jessica Chastain, Jason Clarke, Reda Kateb, Kyle Chandler, Jennifer Ehle, Harrold Perrineau, Jeremy Strong, Fares Fares, Lauren Shaw, Mark Strong, James Gandolfini, Stephen Dillane, Joel Edgerton
Distribuidora: Imagem Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Foi um filme bastante prestigiado entre os blogueiros, mas continuo achando os filmes da Kathryn Bigelow bastante superestimados... A direção dela, no entanto, é sensacional aqui!

Stella disse...

Matheus, vi tantos filmes medíocres antes desse que fiquei bastante agradecida pelo produto bem cuidado, ainda mais valorizado pela presença segura de Jessica Chastain.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner