Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O Sistema

The East
(2013) 116 min (14 anos)

EUA - Sarah Moss deixou o FBI para trabalhar para uma companhia privada de investigação. Sua próxima tarefa consiste em infiltrar-se numa rede de eco-terrorismo conhecida como "O Sistema". Os ativistas deste grupo planejam punir os executivos de corporações que causam danos à saúde das pessoas. Nesse caso estão fábricas que lançam produtos químicos perigosos para a saúde humana em rios e lagos, assim como laboratórios que vendem medicamentos cujos efeitos colaterais incluem graves problemas neurológicos. Os dirigentes das empresas envolvidas negam qualquer efeito nocivo para pessoas ou meio ambiente.

À medida em que convive com os anarquistas, Sarah começa a ver com outros olhos as ações dos clientes de sua empregadora, e passa a perceber o desperdício gerado pelo sistema da sociedade de consumo. Os jovens homens e mulheres engajados no movimento se reúnem numa casa remota, próxima a um bosque, em Cape Cod, na Nova Inglaterra. Ali comem, dormem, banham-se no rio, fazem brincadeiras à noite, à luz de lampiões, numa vida simples, sem desperdícios. Aos poucos forma-se um vínculo entre os membros do grupo. Conhecendo suas histórias, torna-se difícil para Sarah denunciá-los. Na hora da decisão, de que lado ficará a agente Moss?

Movidos pelo desejo de aumentar os ganhos de suas companhias, os executivos cometeram crimes. Movidos pelo desejo de salvar vidas e punir os dirigentes das empresas, os ativistas de "O Sistema" cometeram crimes. Pregando a justiça do código babilônico de Hamurabi: "dente por dente, olho por olho", são tão implacáveis quanto as corporações que desejam combater. Haveria outro meio de responsabilizar os executivos, proteger o meio-ambiente e a integridade das pessoas?  É possível mudar a cabeça de nossos dirigentes sem precisar recorrer à violência? O filme "O Sistema" quer mostrar que sim. Em tempos de manifestações agressivas de "black blocs", só isso já valeria alugar o DVD. Já o doce Papa Francisco tem nos alertado para a necessidade de remover dos altares da sociedade moderna o deus-lucro e o impulso desenfreado de consumo. Mensagem essencial para quem deseja o bem de nosso planeta e seu futuro como um mundo ainda habitado por seres humanos.

Curiosidade:
* O diretor-roteirista Zal Batmanglij é fã do livro "O Mágico de Oz". O escritor Frank Baum havia criado uma "Bruxa Malvada do Leste" ("The Wicked Witch of the East" porque achava que Washington era corrupta e estava destruindo o Kansas. O roteirista gostou da ideia de usar jovens americanos do Leste - onde ainda está o poder econômico e político - e fazê-los virar-se contra os outros, rejeitando luxos e privilégios.

Diretor: Zal Batmanglij
Roteiro: Zal Batmanglij, Brit Marling
Musica: Halli Cauthery, Harry Gregson-Williams
Fotografia: Roman Vasyanov
Elenco: Brit Marling, Alexander Skarsgård, Ellen Page, Patricia Clarkson, Toby Kebbel, Shiloh Fernandez, Julia Ormond, Billy Magnussen
Distribuidora: Fox Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner