Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O Sonho de Wadjda

Wadjda * *
(2012) 98 min (Livre)

Wadjda
Arabia Saudita - Wadja tem 11 anos e mora com a mãe em Riad. Apesar da cultura conservadora na qual vive, a menina usa calça jeans por baixo da túnica negra (abaya), tênis tipo all star, gosta de musica pop e sonha ter uma bicicleta para apostar corrida com seu amigo Abdallah. Ela até já escolheu, e reservou na loja, uma verde de sua preferência. Para conseguir o dinheiro, Wadja vende pulseirinhas e se inscreve num concurso da escola religiosa. Ela precisará decorar o Corão, vencer a timidez e responder a várias perguntas num auditório, para ganhar o prêmio de 1000 riais. Mas bicicletas são proibidas para as meninas, o que não desanima a obstinada e original Wadjda.

Um filme delicado e encantador. "Wadjda" é o primeira longa-metragem rodado inteiramente na Arábia Saudita, além de ser escrito e dirigido por uma mulher. A diretora, que é casada com um americano e mora em Bahrain, inspirou-se em sua sobrinha para criar a personagem. Aliás, como é difícil ser mulher no mundo muçulmano! Quase tudo é pecado para elas: andar de bicicleta, pular amarelinha ou trabalhar junto de homens desconhecidos, mostrar os cabelos e o rosto, pintar as unhas, falar alto, cantar em público, dirigir automóveis e ter apenas bebês do sexo feminino - são erros a serem corrigidos com alguma tipo de punição. 

Que bom que já podem fazer filmes! É um começo. Em 2015, as mulheres sauditas votarão pela primeira vez nas eleições municipais, mas dificilmente poderão assistir "Wadjda", pois não há salas de projeção no país. Muitos sauditas viajam para Bahrain, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos para ir ao cinema. Eles hão de se animar com as indicações e prêmios recebidos pelo primeiro filme dirigido por uma mulher saudita e gravado em seu país.
Wadjda e Abdallah

Diretora: Haifaa Al Mansour
Roteirista: Haifaa Al Mansour
Musica: Max Richter
Fotografia: Lutz Reitemeier
Elenco: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Algohani, Sultan Al Assaf, Ahd, Nouf Saad, Ibrahim Almozael, Mohammed Zahir, Sara Aljaber
Distribuidora: Imovision

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner