(2012) 98 min (Livre)
Wadjda |
Arabia Saudita - Wadja tem 11 anos e mora com a mãe em Riad. Apesar da cultura conservadora na qual vive, a menina usa calça jeans por baixo da túnica negra (abaya), tênis tipo all star, gosta de musica pop e sonha ter uma bicicleta para apostar corrida com seu amigo Abdallah. Ela até já escolheu, e reservou na loja, uma verde de sua preferência. Para conseguir o dinheiro, Wadja vende pulseirinhas e se inscreve num concurso da escola religiosa. Ela precisará decorar o Corão, vencer a timidez e responder a várias perguntas num auditório, para ganhar o prêmio de 1000 riais. Mas bicicletas são proibidas para as meninas, o que não desanima a obstinada e original Wadjda.
Um filme delicado e encantador. "Wadjda" é o primeira longa-metragem rodado inteiramente na Arábia Saudita, além de ser escrito e dirigido por uma mulher. A diretora, que é casada com um americano e mora em Bahrain, inspirou-se em sua sobrinha para criar a personagem. Aliás, como é difícil ser mulher no mundo muçulmano! Quase tudo é pecado para elas: andar de bicicleta, pular amarelinha ou trabalhar junto de homens desconhecidos, mostrar os cabelos e o rosto, pintar as unhas, falar alto, cantar em público, dirigir automóveis e ter apenas bebês do sexo feminino - são erros a serem corrigidos com alguma tipo de punição.
Que bom que já podem fazer filmes! É um começo. Em 2015, as mulheres sauditas votarão pela primeira vez nas eleições municipais, mas dificilmente poderão assistir "Wadjda", pois não há salas de projeção no país. Muitos sauditas viajam para Bahrain, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos para ir ao cinema. Eles hão de se animar com as indicações e prêmios recebidos pelo primeiro filme dirigido por uma mulher saudita e gravado em seu país.
Wadjda e Abdallah |
Diretora: Haifaa Al Mansour
Roteirista: Haifaa Al Mansour
Musica: Max Richter
Fotografia: Lutz ReitemeierElenco: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Abdullrahman Algohani, Sultan Al Assaf, Ahd, Nouf Saad, Ibrahim Almozael, Mohammed Zahir, Sara Aljaber
Distribuidora: Imovision
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
4 comentários:
Que belo filme, Stella. Um dos meus preferidos de 2013. Muito bom saber que existe uma luz no fim do túnel para as mulheres do islã.
É um pequeno começo, Bruno, mas promissor. Também foi um de meus filmes preferidos deste ano.
onde voces assistiram
Olá Tamyres, aluguei "O Sonho de Wadjda" na videolocadora do meu bairro, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. (Guimarães Video Clube)
Postar um comentário