(2013) 90 min (12 anos)
EUA - O jovem pianista Tom Selznick deixou de se apresentar em público depois de ter congelado durante um concerto no qual deveria tocar "La Cinquette". A peça do compositor Patrick Godureaux era considerada muito difícil, praticamente intocável. Cinco anos depois, Tom é convidado para um concerto em Chicago, em homenagem a Godureaux, que havia sido seu mentor. O próprio piano do compositor, já falecido, seria levado para o show. Incentivado pela esposa Emma, famosa atriz de cinema, Selznick foi encorajado a vencer o pânico e participar da apresentação.
Alguns minutos antes de subir ao palco, um funcionário do teatro entrega a Tom o caderno de partituras que ele havia esquecido no camarim. O pianista abre a pasta e vê o manuscrito de "La Cinquette". Desgostoso, amassa a partitura, deixa-a cair no chão e dirige-se para o palco. Selznick toca brilhantemente a primeira música e é muito aplaudido. Ao continuar virando as folhas, vê um aviso escrito em letras vermelhas: "Erre uma nota e você morre".
Outras frases ameaçadoras se seguem em outras páginas e um ponto de luz vermelha é posicionado na mão do pianista. Alguém está apontando uma arma para a orquestra! Durante um intervalo, Tom corre para o camarim onde recebe uma mensagem no celular, ordenando que olhe em sua mochila. Num dos compartimentos ele encontra um fone de ouvido. A partir do momento em que coloca o fone, Selznick está sob o comando de um atirador desconhecido, que lhe ordena que toque "La Cinquette" sem cometer qualquer erro, ou Tom e Emma serão mortos dentro do teatro.
"Toque de Mestre" provoca algum suspense, mas a maior curiosidade sobre o filme fica por conta de dois atores oriundos de séries muito queridas. Podemos dizer que "Downton Abbey encontra Hobbit". Elijah Wood dá vida a Tom Selznick e Allen Leech, que interpreta o genro de Lord Crawley na série inglesa, faz um pequeno papel como amigo de Emma, a esposa de Tom. Com boa vontade e um pote de pipoca, "Toque de Mestre" dá para distrair. Torço para que surjam outros desafios ainda mais interessantes para os dois artistas.
Curiosidade:
* Elijah Wood treinou durante 3 semanas com um professor de piano antes das gravações começarem. Para ele foi estressante tocar e conversar ao mesmo tempo.
Diretor: Eugenio Mira
Roteiro: Damien Chazelle
Musica: Victor Reyes
Fotografia: Unax Mendia
Designer de Produção: Javier Alvariño
Diretor de Arte: Jaime Anduzia
Elenco: Elijah Wood, Kerry Bishé, Allen Leech, Tamsin Egerton, Dee Wallace, Jim Arnold, John Cusack
Distribuidora: PlayArte Home Video
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário