Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A Culpa é das Estrelas

The Fault in Our Stars *
(2014) 125 min (12 anos)

EUA - Deitada sobre a grama, Hazel Grace Lancaster contempla as estrelas.  A adolescente tem uma historia triste a contar. Portadora de um câncer na tireoide em estágio 4, a adolescente teve seus pulmões afetados e só consegue respirar com a ajuda de um tanque de oxigênio, que ela precisa carregar para todo lado. Julgando-a deprimida, sua mãe insiste para que frequente o grupo de apoio na igreja do bairro, para fazer amigos. A estratégia dá certo e Hazel conhece Augustus Waters. Gus teve oesteosarcoma e perdeu a perna direita, mas não perdeu o humor. Os dois se tornam inseparáveis.

Numa de suas longas conversas, Gus dá uma cópia de seu livro favorito a Hazel e ela lhe recomenda aquele com o qual mais se identifica: "Uma Aflição Imperial", de Peter van Houten. Gus fica frustrado porque o romance termina abruptamente, no meio de uma frase da personagem principal. Hazel explica que o autor retirou-se para viver em Amsterdam e que já lhe escrevera várias cartas, perguntando sobre o destino dos personagens. Gus consegue comunicar-se com a assistente do escritor, o que culmina com um convite para uma visita a Amsterdam. Hazel fica eufórica, está vivendo os melhores de seus dias, mas a família não tem meios de pagar a viagem. Então Gus tem outra ideia, seus trunfos ainda não terminaram...

É interessante o desabrochar de Hazel a partir do relacionamento com Gus, mas em "A Culpa é das Estrelas" o que mais me impressionou mesmo foi a atuação do casal de atores adolescentes. Assisti há poucas semanas o filme de ficção científica "Divergente", no qual ambos mostraram um desempenho razoável, mas nada que deixasse antever a natural sensibilidade exibida nesse drama de autoria do escritor John Green. "A Culpa é das Estrelas" serve bem para um debate sobre sofrimento, medo da morte e sentido da vida. E, no final das contas, só o amor e a dedicação às pessoas amadas dão sabor à existência, seja ela curta ou longa.

Curiosidade:
* O título do livro no qual se baseia o filme deriva de uma citação da peça "Julio Cesar", de William Shakespeare (Ato 1, cena 2): "The fault, dear Brutus, is not in our stars, but in ourselves". ("A culpa, caro Brutus, não está em nossas estrelas, mas em nós mesmos")

* O escritor John Green esteve presente durante a maior parte das filmagens para dar dicas e conselhos ao elenco.

* Para a personagem de Hazel, Green inspirou-se em Esther Earl, uma jovem de 15 anos que foi diagnosticada com câncer da tireoide. John Green conheceu-a numa convenção de Harry Potter em 2009. Esther chamou-lhe a atenção por estar carregando um tanque de oxigênio. Ele encantou-se com sua franqueza, humor e os vídeos que Esther colocou no Youtube.

* A réplica do interior da casa de Anne Frank foi construída em estúdio porque a produção não obteve permissão para filmar dentro da verdadeira residência.

Diretor: Josh Boone
Roteiro: Scott Neustadter & Michael H. Weber, baseado em romance de John Green
Musica: Mike Mogis, Nate Walcott
Fotografia: Ben Richardson
Designer de Produção: Molly Hughes
Diretores de Arte: Gregory A. Weimerskirch, Edwin Kemper
Elenco: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Laura Dern, Willem Dafoe, Lotte Verbeek, Sam Trammell
Distribuidora: Fox Film do Brasil

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner