Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Grande Hotel Budapeste

The Grand Budapest Hotel * *
(2014) 99 min (14 anos)

"Na fronteira mais oriental do continente europeu, a ex-república de Zubrowka foi um dia sede de um império." Uma jovem de capa e boina atravessa o velho cemitério da cidade de Lutz e pendura uma chave no monumento àquele que era considerado um tesouro nacional, o autor de "O Grande Hotel Budapeste". Em 1985, o escritor gravou um depoimento, explicando a origem de suas inspirações. Foram muitas as pessoas que lhe trouxeram fatos e histórias para serem contados. Ao escritor bastou olhar e ouvir com atenção.

Em 1968, quando precisou recuperar-se de uma "febre do escriba", o autor passou o mês de agosto na cidade de Nebelsbad, no "Grande Budapeste", um hotel fascinante e bem planejado, na região alpina. Era baixa estação e o estabelecimento já saíra de moda. Um dos raros personagens que povoavam os vastos espaços era M. Mustafa, o atual proprietário da "velha ruína encantada." De acordo com Mustafa, tudo começou com o dedicado concierge M. Gustave, sua amizade com o lobby boy Zero e a paixão de Zero pela confeiteira Agatha...

Você gostou de "Moonrise Kingdom"? Então não pode perder "O Grande Hotel Budapeste"! O novo filme do diretor Wes Anderson tem aquele apuro visual, trilha sonora de primeira e um elenco inigualável. Ganhou o David di Donatello como Melhor Filme Estrangeiro de 2014.

Curiosidade:
* As locações do filme aconteceram na Alemanha e na Polônia. A recepção do hotel foi gravada na Görlitzer Warenhaus, uma antiga loja de departamento que tinha um átrio gigantesco. Foi uma das poucas lojas de departamento a sobreviver à 2ª Guerra Mundial na Alemanha.

* Zubrowka é um tipo de vodka polonesa, destilada de centeio. Bastante conhecida na Europa Central.

* Todo o elenco hospedou-se no mesmo hotel durante as gravações. O diretor insistiu que todos fossem maquiados no lobby, para dar maior urgência ao processo e começar as filmagens mais cedo. O proprietário do hotel também aparece no filme como extra, trabalhando na recepção do "Grande Budapeste". No final do dia, a equipe tornava a encontrar o proprietário na recepção de seu próprio hotel.

Diretor: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, inspirado em escritos de Stefan Zweig (Beware of Pity e The Post Office Girl)
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Robert D. Yeoman
Designer de Produção: Adam Stockhausen
Diretores de Arte: Stephan Gessler, Gerald Sullivan, Steve Summersgill
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Saoirse Ronan, Jude Law, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Bill Murray, Edward Norton, Léa Seydoux, Owen Wilson, Bob Balaban
Distribuidora: Fox Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

5 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Anderson deve ser um dos cineastas mais esteticamente únicos da atualidade. Cores, design, escala, tudo incrível.

Anônimo disse...

Eu amo o trabalho de Wes Anderson. Já estou com esse filme na minha lista. Vou ver em breve!

http://filme-do-dia.blogspot.com.br/

Stella disse...

Olá Gustavo, como são saborosos os filmes de autor! Gostei tanto do "Grande Hotel Budapeste" que vou a Petrópolis mês que vem, para conhecer a casa de Stefan zweig.

Stella disse...

Bom dia Khalil, você há de se divertir bastante assistindo "Grande Hotel Budapeste". Gostei muito do seu blog e vou incluí-lo na minha página.

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.[71]


Fui pensar se o hotel Copacabana Palace,um hotel carioca famoso no RJ e fora dele,possuía um filme como o Grande Hotel Budapeste conseguiu ao representar um país... E não é que tinha: Em 1962 fizeram um filme,contudo numa rápida leitura se elogia as situações esdrúxulas,a trilha de Bossa Nova e a fotografia carioca,mas por outro lado,a visão do país e pessoas é aquela velha do local de "bons selvagens".

M. Gustave,o fiel assistente Zero e os muitos fazendo papéis menores vestem as personas;penso se se não for assim um ator tem condições de interpretar um filme do "cricri por simetria,fotografia minunciosa e quiçá com a violência aliada a um tipo de riso",o diretor Wes Anderson,tal como feito na dupla principal,sobretudo M. Gustave(Ralph Fiennes).

*SPOILER DO FIM DO FILME**
O concierge Gustave(Ralph Fiennes) ao intervir em sacrifício pela 2ª e última vez em favor de Zero(Tony Revolori),denota muito o motivo dele ainda dormir no quartinho e a
formalidade da relação que povos como os latinos tem dificuldade em entender como excludentes de fidelidade.
*FIM DO SPOILER**


Tchau.[71]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner