Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Quem Viu, Quem Matou

Murder, She Said *
(1961) 85 min (10 anos) preto e branco

Inglaterra - Quem é esta senhora de cabelos brancos, adepta de sapatos fortes, que devora livros de mistério enquanto sorve uma xícara de chá? Trata-se de Miss Jane Marple, moradora da pequena cidade de St. Mary Mead, uma solteirona corajosa, que não recua diante de nada quando se trata de resolver um crime. 

Instalada em sua confortável cabine, Miss Marple vê as costas de um homem pela janela do vagão do trem que passa na direção contrária. O homem não percebe que é observado, pois está totalmente empenhado em estrangular uma jovem mulher.

Miss Marple denuncia o assassinato à polícia, mas não há corpo ou qualquer evidência que corrobore seu depoimento. Isso não detém a idosa britânica. Na companhia de Mr. Stringer, o encarregado da biblioteca da cidade, Jane começa suas próprias investigações, disfarçada como funcionária da linha férrea. Sua pesquisa conduz ao muro da mansão Ackenthorpe. Para penetrar na propriedade, em busca do cadáver e do criminoso, Miss Marple procura uma agência de empregos e se candidata a uma vaga como doméstica para todo serviço, uma espécie em extinção, muito valorizada pelas famílias afluentes da vila, inclusive os Ackenthorpe.

Graças ao Inspetor Maigret (de Georges Simenon) e Miss Marple, passei horas deliciosas na juventude. A senhora inglesa sempre foi minha detetive favorita - entre os vários criados por Agatha Christie - e Margaret Rutherford a intérprete que mais se aproximou da minha ideia desta formidável personagem. Em "Quem Viu, Quem Matou" o diretor George Pollock consegue recriar o clima de suspense e humor encontrado nos livros da prolífica autora, mas a ação não se passa na pacata vila de St. Mary Mead. Uma lástima, bastante compensada pelas virtudes do filme e do elenco. Destaco as atuações da premiada Margareth Rutherford e de Ronnie Raymond, que interpreta Alexander Eastley, o pernóstico descendente dos Ackenthorpe. No delicioso blog "in so many words" há uma resenha do filme, em inglês.

Miss Marple e Alexander
Curiosidade:
* O filme apresenta várias diferenças em relação ao livro "4:50 from Paddington", também chamado de "What Mrs. McGillicuddy Saw". No livro é Mrs McGillicuddy, grande amiga de Mrs. Marple, quem vê o crime pela janela do trem. Também não existe Mr. Stringer, no filme interpretado por Stringer Davis, marido de Margareth Ruherford na vida real.

Diretor: George Pollock
Roteiro: David D. Osborne, baseado no romance de Agatha Christie "4:50 from Paddington". Foi
publicado no Brasil como "A Testemunha Ocular do Crime", pela Nova Fronteira.
Musica: Ron Goodwin
Fotografia: Geoffrey Faithfull
Diretor de Arte: Harry White
Elenco: Margaret Rutherford, Arthur Kennedy, Ronnie Raymond, Muriel Pavlow, Stringer Davis, James Robertson Justice, Joan Hickson, Ronald Howard, Thorley Walters, Lucy Griffiths, Gordon Harris
Distribuidora: Warner Home Video

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner