Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Viva a Liberdade

Viva la Libertà * *
(2013) 96 min (12 anos)
"É primavera, sutis véus de neblina 
circundam a montanha sem nome.
É minha essa figura de costas que caminha na chuva?"

Italia - Enrico Oliveri é senador de esquerda e secretário do principal partido de oposição ao governo da Italia. Como se não bastasse estar em baixa nas pesquisas eleitorais, Enrico é violentamente confrontado por uma professora de ensino médio durante um congresso do partido. Sem avisar seu braço direito, Andrea Bottini, o político parte durante a noite para se refugiar na casa de Danielle, uma amiga de infância, casada agora com o famoso cineasta Mung. O casal mora em Paris. Bottini telefona para a esposa de Oliveri, mas ela estava viajando e desconhece seu paradeiro. A última cartada do fiel assessor é ir no encalço de Giovanni Ernani, o irmão gêmeo de Enrico, um brilhante professor de filosofia, que acabou de sair de uma clínica psiquiátrica. O imprevisível gêmeo adora dançar e escreveu "A Ilusão de Viver".

Giovanni não sabe do irmão, mas aceita o desafio de substituí-lo em suas obrigações partidárias. Com as roupas e os óculos de Enrico, o professor toma o carro com motorista e vai ao encontro do público. Depois de jogar fora o rascunho de um discurso preparado de antemão para ele, Ernani é a cópia perfeita de Enrico, mas traz no rosto um sorriso maroto e surpreende a todos com citações poéticas, perguntas diretas e corajosas confissões de erro. Entre outras de suas contribuições valiosas está a rejeição de alianças partidárias banais, em prol de uma aliança com a consciência das pessoas. A esperança renasce nos eleitores italianos e ele dispara nas intenções de voto.

Enquanto isso, na França, Enrico deixou para trás os cabelos pintados, a burocracia e o distanciamento de toda gente. Dono de si, de volta à vida real, ele prepara um omelete, é capaz de conversar com uma criança e servir de ajudante de contra-regra num set de filmagem. Político e professor convergem numa mesma direção.

"Viva a Liberdade" traz o fantástico Toni Servillo ("A Grande Beleza") no duplo papel de Enrico-Ernani. Toni tem novamente a chance de colocar em uso sua simpatia e contagiante habilidade de dançarino. O filme é leve e empolgante, sobretudo quando nos traz a imagem do que gostaríamos de ver em nossos políticos: a sinceridade e o espírito publico. "Para derrotar esse governo, o pior da nossa história, é lícito aliar-se até com o diabo?" (...) "O consenso é coisa séria. Não tem nada a ver com alianças. A única aliança possível hoje é com a consciência das pessoas." Que maravilha seria resolvermos todos os nossos problemas com um haikai*, humor, musica e generosidade!  "Viva a Liberdade" ganhou o David de Donatello pelo Melhor Roteiro e o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante foi para Valerio Mastrandrea, no papel de Andrea Bottini. Os sites Eye for Film (em inglês) e My Movies (em italiano) trazem belas crítica ao filme.

Curiosidades
* O personagem do cineasta Mung, marido de Danielle, mostra para Enrico um filme de arquivo com um depoimento de Federico Fellini, no qual o diretor italiano protesta contra a velhacaria bárbara da censura que devorava o cinema. (Ver capítulo 6, aos 76 minutos). 
"Felinni foi o artista que mais lutou para que a indecência não se tornasse um hábito." - conclui Mung.

* Haikai é uma forma poética de origem japonesa que valoriza a concisão e a objetividade.  Os poemas têm três linhas e são populares desde o século XVI.(wikipedia)

Diretor: Roberto Andò
Roteiro: Roberto Andò e Angelo Pasquini, baseado no livro "Il Trono Vuoto", de Andò.
Musica: Marco Betta
Fotografia: Maurizio Calvese
Designer de Produção: Giovanni Carluccio
Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastrandrea, Valeria Bruni Tedeschi, Michela Cescon, Anna Bonaiuto, Eric Nguyen, Judith Davis, Andrea Renzi, Gianrico Tedeschi, Massimo De Francovich, Renato Scarpa, Lucia Mascino, Giulia Ando, Stella Kent.
Distribuidora: Paramount

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner