Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Operação Valquiria

Valkyrie *
(2008) 120 min (14 anos - suicídio, assassinato, consumo de drogas lícitas)



Alemanha, 2ª Guerra Mundial - Foram pelo menos 15 os atentados contra a vida de Adolf Hitler. O último ocorreu em 20 de julho de 1944, na "Toca do Lobo", quartel-general isolado do Fuhrer, localizado no leste da Prussia. Ferido numa batalha na África, o Coronel Claus von Stauffenberg perdeu a mão direita, um olho e 2 dedos da mão esquerda. Isso não o impediu de levar adiante o projeto "Operação Valquíria", que previa a mobilização da Reserva do Exército no caso de uma invasão ou revolta civil. Foi um plano aprovado pelo próprio Hitler.

Os conspiradores usaram as ordens da Operação Valquíria como ferramenta para tomar o poder na Alemanha. Mas antes era preciso eliminar o cruel ditador. Levando uma bomba para a sala onde haveria uma reunião com o Fuhrer, Stauffenberg julgou ter resolvido essa parte do plano. Mesmo sendo conhecido o desfecho da história, o filme vai crescendo em tensão e empolga mais ao fim do que no começo. Muito boa a reconstituição da época, nos menores detalhes.

Talvez seja um pouco confuso dominar a variedade de personagens masculinos uniformizados, já que não há maior aprofundamento em cada um deles. Um ponto interessante é a semelhança entre o Coronel Stauffenberg e Tom Cruise, sendo esse um dos motivos que chamaram sua atenção para o projeto.



Tão ou mais interessante que o filme de Bryan Singer é o documentário que acompanha o DVD. "The Valkyrie Legacy", dirigido por Kevin Burns, incorpora vários filmes de época e depoimentos dos descendentes dos conspiradores. Vale MUITO a pena assistir os 42 minutos.

Diretor: Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie & Nathan Alexander
Música: John Ottman
Fotografia: Newton Thomas Sigel
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Terence Stamp, Tom Hollander, Carice van Houten, David Bamber, Philipp von Schulthess (o ator é neto de Claus von Stauffenberg e interpreta o ajudante de Tresckow).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner