Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 15 de agosto de 2009

3 Macacos

Üç Maymun *
(2008) 109 min (12 anos é a classificação oficial. Mais indicado aos maiores de 16. O filme é lento e contem cenas de consumo de drogas lícitas, nudez e agressão física)



Turquia - O político Servet dirige à noite por uma estrada deserta. Ele está sozinho e sonolento. Um casal anota a placa do seu carro, quando Servet atropela um estranho. Para não prejudicar as eleições, o político pede que o motorista Eyüp assuma a culpa, em troca de salário, mais uma boa soma em dinheiro, ao sair da prisão. Enquanto o pai está preso, o filho Ismael busca os pagamentos e convence a mãe a pedir um adiantamento sobre o total, para a compra de um carro. Hacer concorda e vai ao escritório de Servet. O precário equilibrio familiar está prestes a romper-se com consequencias desestabilizadoras para todos os envolvidos.

Comunicação não é o forte da família de Eyüp. O ambiente do lar é tomado pelo silêncio e melancolia, aparentemente provocados pela morte de um filho pequeno. Nos momentos de dor, é a imagem do menino que aparece junto a Ismael e Eyüp. A bela Hacer busca outros interesses com seus olhos tristes. Apesar dos desentendimentos, permanece o vínculo familiar. A fotografia esmaecida, acinzentada, de "3 Macacos", replica o esvaziamento emocional dos personagens. Aqui e ali o vermelho de uma flor, uma roupa, um anúncio, dão o tom dos instantes de paixão.

O título remete a um conto chinês, ou japonês, sobre os 3 macacos sábios, que sugerem não ver, não ouvir e não falar o Mal, como forma de sermos poupados de praticá-lo.


Diretor: Nuri Bilge Ceylan
Roteiro: Ebru Ceylan, Nuri Bilge Ceylan, Ercan Kesal
Fotografia: Gökhan Tiryaki
Elenco: Yavuz Bingol, Hatice Aslan, Rifat Sungar, Ercan Kesal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner