Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Um Homem Sério

A Serious Man * *
(2009) 106 min (16 anos)



"Como era a minha vida? Não o que eu achava"
EUA, 1967 - O filme começa com um breve conto, em iídiche, para criar a ambientação de cultura judaica. A seguir corta para o futuro, em alguma cidade do centro-oeste americano, onde vive um professor de Física, na meia-idade, chamado Larry Gopnik. Ele é marido, pai de um casal adolescente, dá aulas na universidade e tenta ser um homem que assume suas responsabilidades, uma dessas sendo abrigar o irmão Arthur. O que era para ser temporário se eterniza. Arthur dorme no sofá, trabalha num projeto maluco que nunca fica pronto, monopoliza o banheiro, impedindo que a sobrinha Sarah cumpra o elaborado ritual de lavar os cabelos. Quando não reclama do tio, Sarah briga com o irmão Danny. Aos 13 anos, o caçula dos Gopnik fuma maconha e se prepara para seu Bar Mitzvah. Larry vive meio alheio a tudo o que acontece na casa, só leva a Matemática e a Física a sério.

Certo dia, a esposa Judith avisa que deseja o divórcio para casar-se com Sy Ableman. Na universidade chegam ao comitê de professores algumas cartas anônimas desabonadoras sobre Larry, dificultando sua almejada estabilidade no emprego. Para completar, um aluno sul-coreano não aceita a nota F (insuficiente) e acha que merece mais, custe o que custar. Aborrecimentos vão se acumulando de tal maneira que Larry Gopnik vai procurar um rabino, esperando encontrar respostas e sentido numa vida que lhe parece cada vez absurda.

O filme lembrou-me trechos recém-lidos do livro "Chamados a Viver", de Jacques Philippe (editora Quadrante). O autor francês escreve que, para alcançar a felicidade e viver em plenitude, é imprescindível a consciência de que não controlamos nosso destino. Podemos planejá-lo um pouco, mas é preciso aceitar também as coisas más que acontecem, agindo da melhor maneira e seguindo em frente. Desespero e revolta jamais contribuem para a solução. Não há outro caminho que amadurecer e dilatar o coração.

"Um Homem Sério" é uma comédia meio-amarga com personalidade, atributo que não falta em nenhum dos filmes dos irmãos Coen. Ótimo roteiro, música agradável, bela fotografia de Roger Deakins, competente reconstituição de época e um elenco expressivo tornam essa mais uma obra imperdível e original. Os extras do DVD acrescentam informações relevantes à confecção do filme e trazem um pequeno glossário de expressões hebraicas.

Mazel Tov! (Boa Sorte)
Curiosidades:
* As locações foram encontradas nas cidades de Saint Paul e Minneapolis.

* Passam-se quase 9 minutos do filme, antes que se escute alguém falar inglês.

* A maior parte dos atores é desconhecida. Muitos dos proprietários dos carros de época estão dirigindo seus próprios veículos.


Os irmãos Coen e o diretor de fotografia Roger Deakins

Diretor: Joel Coen, Etham Coen
Roteiro: Joel & Etham Coen
Música: Carter Burwell
Fotografia: Roger Deakins
Elenco: Michael Stuhlbarg, Sari Lennick, Richard Kind, Fred Melamed, Aaron Wolff, Jessica McManus, Adam Arkin, David Kang, Steve Park, Amy Landecker, Alan Mandell, George Wyner, Simon Helberg, Allen Lewis Rickman, Yelena Shmulenson, Fyvush Finkel, Claudia Wilkens, Peter Breitmayer

3 comentários:

Bruno Cunha disse...

Concordo em grande parte.
Belas músicas? No filme só toca uma música mas nota-se a sua presença quando é ouvida por nós.

Abraço
Cinema as my World

Stella disse...

Obrigada, Bruno, já corrigi! Escrever com pressa dá uns resultados estranhos...

Dora disse...

Gostei. Mas os finais destes gajos...disso nunca sei se gosto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner