Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 20 de novembro de 2010

O Escritor Fantasma

The Ghost Writer * *
(2010) 128 min (12 anos)



EUA - 'O ex-primeiro ministro britânico Adam Lang prepara a publicação de suas memórias com a ajuda de um ghost writer. Mas o escritor aparece afogado na costa americana, perto de onde Lang tem uma esplêndida mansão. Tudo indica que a morte foi acidental e logo um substituto é contratado para dar forma às lembranças do político.' (Decine21) Mal começa a trabalhar, o novo escritor descobre indícios de que nem tudo é o que parece e começa suas próprias investigações.

Para mim, a grande figura do filme de Roman Polanski fica poucos instantes na tela. É o idoso pálido e enrugado, mas cheio de vida, que mora na praia de Martha's Vineyard e está muito bem interpretado por Eli Wallach. Ele tem presença, calor humano e a sinceridade que falta aos outros personagens, que parecem não ter vida própria, atuando sempre como profissionais e figuras públicas. Se eu fosse o escritor substituto, além do velho do mar, só confiaria no barman e no recepcionista do hotel das barcas. Os outros agem como robôs alienígenas suspeitos, especialmente quando gentis. Ao caracterizar o protagonista como solitário, sem família, o roteiro deixa o espectador preocupado com sua segurança.

Os filmes dos mestres do cinema já se revelam nos primeiros segundos de projeção, seja pela elegância dos créditos iniciais, pela música, ambiente ou enquadramento. Algo captura de imediato a atenção, despertando em mim até certa reverência. Lembro de meu tio Mário louvando as engraçadas e sangrentas "letrinhas" iniciais de 'A Dança dos Vampiros' (Polanski, 1967). Mesmo que o desenrolar do filme não seja tão empolgante, sempre há grandes momentos que se aproveitam. "O Escritor Fantasma" é obra de um mestre do suspense, com todos os ingredientes de belo acabamento e ritmo perfeito. Vida longa para o diretor polonês, que ele se torne um centenário ativo como o querido Manoel de Oliveira!



Diretor:
Roman Polanski
Roteiro: Robert Harris e Roman Polanski, baseado no romance "The Ghost", de Robert Harris
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Pawel Edelman
Elenco: Ewan McGregor, Pierce Brosnan, Kim Catrall, Olivia Williams, Tom Wilkinson, Jon Bernthal, James Belushi, Timothy Hutton, Eli Wallach, Kate Copeland, Glenn Conroy, Robert Pugh, Desirée Erasmus
Distribuidora: Paris Filmes
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner