Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 27 de março de 2011

London River - Destinos Cruzados

London River *
(2009) 84 min (14 anos)



Inglaterra - Elizabeth Sommers cuida sozinha da horta e dos jumentos, em sua fazenda em Guernsey, desde que o marido morreu na Guerra das Malvinas, ou Falklands, como dizem os ingleses. Uma vez por semana, a rechonchuda viúva comparece à igreja anglicana, como uma boa cristã. Nesse domingo o pastor lembra à congregação o preceito de amar os inimigos.

Na França rural, Ousmane se prostra ao solo em direção a Mecca e saúda o Criador. O muçulmano deixou a família no norte da África há décadas e trabalha como guarda-florestal na Europa. Sua função é proteger as árvores, especialmente os olmos, que estão se extinguindo na mata. Alto, longilíneo, já idoso, o africano tranquílo traz no olhar a tristeza de quem há muito não vê os seus.

7 de julho de 2005, 8:50 da manhã - Um atentado terrorista explode bombas no metrô de Londres, matando 56 e ferindo mais de 700 pessoas. Preocupados com os filhos, Ousmane e Elizabeth Sommers chegam à cidade em busca de notícias de Ali e Jane. O africano dirige-se à mesquita do bairro e a fazendeira toca a campainha no apartamento da filha, em Finsbury Park. Espantada com a vizinhança de emigrantes árabes, ela começa a suspeitar que desconhece algumas coisas sobre a vida de Jane, apesar das conversas frequentes pelo telefone.

Para uma inglesa do interior, como muitos outros no mundo ocidental, o islamismo é visto como ameaça, especialmente depois de 11 de setembro de 2001. O filme de Rachid Bouchareb mostra que, assim como os cristãos, os muçulmanos também foram vítimas nos atentados terroristas, sobretudo na Babel de culturas e etnias que Londres se tornou. 'London River' enfatiza a humanidade comum que supera as barreiras de estranhamento.

O desempenho de Sotigui Kouyate, como Ousmane, lhe valeu o Urso de Prata como Melhor Ator em 2009. Sotigui faleceu em abril de 2010, em Paris, aos 73 anos. Brenda Blethyn está magnífica como sempre, construindo Elizabeth Sommers com olhares, postura e expressões que em nada lembram a exuberante Grace Trevethyn, de 'O Barato de Grace' ou a solitária Cynthia Rose Purley de 'Segredos e Mentiras'. Bastou ver seu nome na capa do DVD para me decidir a alugar 'London River'. Brenda não decepciona.


Brenda Blethyn

Diretor: Rachid Bouchareb
Roteiro: Rachid Bouchareb, Olivier Lorelle, Zoé Galeron
Musica: Armand Amar
Fotografia: Jerome Almeras
Elenco: Brenda Blethyn, Sotigui Kouyate, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Francis Magee, Marc Baylis, Gurdepak Chaggar
Distribuidora: California Filmes
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner