(2010) 105 min (Livre)
'Ele foi o melhor piloto que já existiu' (Nick Lauda)
Ayrton Senna foi um herói para o povo brasileiro. Sua personalidade e competência profissional encantaram fãs da Fórmula 1 em todo mundo, além de milhares de pessoas que jamais haviam se interessado por corridas de automóvel. O documentário do inglês Asif Kapadia abre com imagens de arquivo do piloto ainda adolescente, representando o Brasil pela primeira vez no desfile de abertura de um campeonato mundial de kart. Rapidamente a narrativa vai costurando momentos importantes em sua trajetória esportiva e emociona aqueles que torceram por Ayrton nas pistas e na vida. Com sua morte precoce aos 34 anos (1/5/1994), o tri-campeão mundial deixou um vazio que não encontrou substituto nas pistas. Como resumiu uma fã: "O povo precisa de saúde, um pouco de comida e alegria. Agora a alegria se foi".
O documentário ganhou o Prêmio da Audiência do Cinema Mundial, no Festival Sundance de Cinema, em 2011. Em nossa casa a audiência foi grande. Cada um que entrava na sala ia ficando hipnotizado pelas corridas, entrevistas e pela pessoa humana simples, corajosa e solidária, que foi Ayrton Senna da Silva, apesar de toda fama e fortuna.
Diretor: Asif Kapadia
Roteiro: Manish Pandey
Musica: Antonio Pinto
Fotografia: Jake Polonsky
Participação: Ayrton Senna e família, Alan Prost, Sid Watkins, Frank Williams, Ron Dennis, Jackie Stewart, Galvão Bueno, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Michael Schumacher, Bussunda, Rubens Barrichello, Bernie Ecclestone, Jean-Marie Balestre, Damon Hill, Xuxa, Adriane Galisteu
Distribuidora: Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário