Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 3 de março de 2011

A Rede Social

The Social Network * *
(2010) 120 min (14 anos)



EUA - O universitário Mark Zuckerberg usava chinelo e bermuda em qualquer estação do ano. Aos 19 anos, brilhante intelectualmente, possuía poucas habilidades sociais. Em 2003, ele dividia o quarto com seu único amigo, o brasileiro Eduardo Saverin. Juntos eles criaram o Facebook, a rede de relacionamento que une mais de 600 milhões de pessoas em 207 países. A capa brasileira do DVD dá uma dica importante sobre a motivação do idealizador do site. Mark não estava atrás de dinheiro ou poder. Como outros nerds, ele queria ser popular e chamar a atenção das meninas, normalmente mais interessadas nos atletas do campus. Conseguiu mais do que isso, é o bilionário mais jovem das Américas, quiçá do mundo, mas perdeu o amigo.

Solidária com nosso conterrâneo Eduardo Saverin, fiquei chocada com as ações de Mark e Sean Parker, outro gênio da computação, criador do falecido Napster, o programa que mudou a história da indústria da música. Vítima numa história, réu em outra... Sendo 'Rede Social' uma dramatização da realidade, torna-se difícil saber o quanto existe de verdadeiro na ficção. De qualquer modo, tomara que Zuckerberg e Parker tenham aprendido algo sobre amizade e outros valores, para fazerem melhor uso de sua porcentagem nos lucros do Facebook.

David Fincher realizou um ótimo trabalho com o roteiro inteligente de Aaron Sorkin. 'A Rede Social' é ágil, empolgante; consegue prender a atenção e até nos fazer torcer pelo sucesso de Mark, mesmo que ele seja representado como egoísta, frio e distante. Afinal, os gênios da informática são alguns dos heróis da modernidade! Para aproveitar mais o filme, leia antes o comentário de Bruno Knott, no blog Cultura Intratecal. Para quem lê em inglês, recomendo o site de Roger Ebert, depois de ter assistido 'A Rede Social'.

Curiosidades:
* Desde 1970 ('Love Story'), a Universidade de Harvard não permite gravação de filmes comerciais em seu espaço, para não perturbar a vida no campus. As cenas de 'Rede Social' foram feitas na área de Boston e Cambridge, Massachusetts.

* Durante um dos depoimentos dados no filme, é mencionado que o Facebook destacou Mark Zuckerberg entre os alunos de uma universidade que incluía '19 ganhadores do Nobel, 15 vencedores do premio Pulitzer, 2 atletas de Olimpíadas, e um artista de cinema.' Um dos advogados pergunta: 'Quem é o artista de cinema?' e a resposta é: 'Isso importa?' A artista de cinema na realidade é Natalie Portman, que estudou em Harvard de 1999 a 2003. Natalie organizou um jantar para o qual convidou vários amigos da faculdade, junto com o roteirista Aaaron Sorkin. Ela quis lhe dar a oportunidade de ouvir em primeira mão histórias sobre a vida social em Harvard, na época em que o Facebook foi criado.


perfil do verdadeiro Eduardo Saverin no Facebook


Diretor: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado no livo 'The Accidental Billionaires: The Founding Of Facebook, A Tale of Sex, Money, Genius, and Betrayal' de Ben Mezrich
Música: Trent Reznor, Atticus Ross
Fotografia: Jeff Cronenweth
Elenco: Jesse Eisenberg, Rooney Mara, Andrew Garfield, Armie Hammer, Justin Timberlake, Max Minghella, Josh Pence, John Getz, Calvin Dean, Joseph Mazzello, Rashida Jones
Distribuidora: Sony Pictures Home Entertainment
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner