Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sorrisos de Uma Noite de Amor

Sommarnattens Leende * *
(1955) 108 min (14 anos) Preto e Branco

foto do Submarino
Suécia - 'No começo do século XX, o bem sucedido advogado Fredrik Egerman está casado há 2 anos com a carinhosa e ingênua Anne, uma jovem de 19 anos que permanece virgem. O advogado de meia idade tem um filho adulto do primeiro casamento;  Henrik vive em celibato, preparando-se para ser um pregador. Na casa da família Egerman trabalha a jovem e fútil Petra, que se apaixona facilmente por todos os homens.  

Fredrik e a esposa saem juntos para assistir à peça da famosa intérprete Desirée Armfeldt, que foi amante do advogado por 2 anos, logo depois da morte de sua 1ª mulher. Anne fica chocada com os diálogos irreverentes e pede para se retirar do teatro. Fredrik retorna mais tarde para conversar com a atriz, e cai numa poça antes de entrar na casa de Desirée.  A artista lhe empresta o pijama e o robe de seu atual amante, o Conde Carl Magnus Malcolm, que é casado com Charlotte, uma amiga de Anne. 

Inesperadamente, Malcolm chega, há um encontro desagradável e Desirée termina o relacionamento com o Conde. Na manhã seguinte, a atriz planeja um fim-de-semana na casa de campo de sua mãe. As família Egerman e Malcolm serão convidadas para estarem juntas num lugar aprazível, aproveitando a alegria dos dias de verão, mas o verdadeiro objetivo de Desirée é seduzir Fredrik novamente. Durante a noite, com os três sorrisos do amor, quatro casais serão formados.' (traduzido, e um pouco adaptado, do resumo de Claudio Carvalho para o imdb)

Ótimos diálogos e figurinos, bela fotografia, montagem perfeita, tudo temperado pela sensibilidade e bom gosto do diretor sueco, tornam muito agradável assistir essa comédia romântica. Só descobri essa jóia visitando o blog do Bruno Knott, Cultura Intratecal.

Sorrisos de Uma Noite de Amor foi o primeiro sucesso internacional de Ingmar Bergman, um divisor de águas na carreira profissional do diretor. A partir daí ninguém mais interferiu em seu trabalho e ele teve total liberdade de criação. O filme foi inscrito no Festival de Cannes pela Svensk Filmindustri, sem que Bergman soubesse. Estava lendo um jornal no banheiro quando viu a manchete: "Sucesso sueco em Cannes." Levou um tempo até perceber que a matéria se referia a sua própria obra. Na época estava sem dinheiro e pediu emprestado a Bibi Andersson para comprar uma passagem de avião. O diretor foi para Cannes sem falar com ninguém. Realizada em condições precárias, "é incrível que seja tão alegre." (da conversa entre Marie Nyreröd e  Ingmar Berman, nos extras do DVD)

Conferindo no Google Translate, vê-se que o título original fala de 'Sorrisos de uma Noite de Verão', o que traz à mente os 'Sonhos de Uma noite de Verão' (William Shakespeare). O roteiro do filme de Bergman nada tem a ver com a trama da peça inglesa, mas há cenas e personagens que lembram a farsa do escritor inglês ou, como escreveu José Solis Mayen, "parecem ter sido sonhados por Molière e Shakespeare"

Diretor: Ingmar Berman
Roteiro: Ingmar Bergman
Musica: Erik Nordgren
Fotografia: Gunnar Fischer
Elenco: Ulla Jacobson, Eva Dahlbeck, Margit Carlqvist, Harriet Andersson, Gunnar Björnstrand, Jarl Kulle, Björn Bjelvenstam, Naima Wifstrand, Jullan Kindahl, Gull Natorp, Birgitta Valberg, Bibi Andersson
Distribuidora: Versátil Home Vídeo

3 comentários:

Gustavo disse...

Um filme agradável, romântico, alegre, engraçado.

Stella disse...

Gustavo, não conhecia essa faceta tão divertida do Bergman. Adorei! Juntando alegrias e dores no mesmo filme, meu favorito ainda é "Fanny & Alexander"; juntinho vem o "Sétimo Selo". Preciso rever o resto de sua obra...

bruno knott disse...

Que bom que você gostou, Stella!!!

Confesso que fiquei surpreso por ter visto um Bergman mais ameno!

E preciso assistir Fanny e Alexander.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner