Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Transamerica

Transamérica * *
(2005) 103 min (14 anos)

EUA - Entre paredes cor de rosa, Sabrina Claire Osborne se veste, maquia e pinta as unhas, enquanto assiste ao vídeo de exercícios vocais de Andrea James, repetindo 'Esta é a voz que eu quero usar'. Nascido Stanley Chupak, a transsexual trabalha num restaurante mexicano, além de fazer vendas por telefone para juntar dinheiro para a tão sonhada cirurgia de mudança de sexo.  

Faltam alguns dias para a operação, quando Bree Osborne descobre que é pai de um adolescente que está preso em Manhattan por uso de drogas e prostituição. Por imposição de sua psicóloga, Bree terá que enfrentar o passado e ir ao encontro do jovem Toby Wilkins em Nova Iorque. Com receio de revelar a verdade, ela omite o parentesco e os dois embarcam numa tumultuada viagem de volta para Los Angeles.

Pessoas portadoras de disforia de gênero querem se livrar da incongruência entre como se sentem e como se vêem. Tentam disfarçar suas características sexuais, tornando-se invisíveis ao sair na rua, na esperança de evitar olhares de estranhamento ou a dolorosa pergunta: "- É homem ou mulher?"  Difícil até imaginar quanto sofrimento essa condição envolve; alguns tentam o suicídio.  Compreensão, afeto e respeito são o melhor antídoto. Recentemente, o treinador Antonio Carlos Cerezo tornou público seu apoio à filha transsexual, que está iniciando uma carreira de modelo sob o nome de Lea T.  A atitude de Toninho mostrou que é grande sua capacidade de amar.

Felicity Huffman ganhou o Globo de Ouro, entre outros prêmios, pela criação de Sabrina Osborne, a personagem que apaga suas características masculinas e renasce como figura feminina.  A atriz teve que fazer exercícios vocais opostos aos de Bree, abaixando o timbre da voz, mudando os gestos e a maneira de andar.  O resultado é brilhante.  Duas outras mulheres se destacam em "Transamérica": a irlandesa Fionnula  Flanagan como Elizabeth, a mãe exuberante que ama mas não respeita Stanley, e Elizabeth Peña como a afetuosa psicóloga Margaret. A trilha sonora traz Dolly Parton cantando Travelin' Thru, de sua autoria.

Curiosidade:
* A entrevista do diretor Duncan Tucker para Moviefone.

Diretor: Duncan Tucker
Roteiro: Duncan Tucker
Musica: David Mansfield
Fotografia: Stephen Kazmierski
Elenco: Felicity Huffman, Kevin Zegers, Elizabeth Peña, Fionnula  Flanagan, Burt Young, Graham Greene, Danny Burstein, Andrea James, Calpernia Addams, Venida Evans, Raynor Scheine, Stella Maeve, Carrie Preston
Distribuidora: Focus Filmes

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Filme maravilhoso, não apenas pela atuação extraordinária de Felicity Huffman (e o jovem Kevin Zegers está ótimo também), mas pela forma sutil como o filme lida com temas tão pesados.

Stella disse...

Pois é Matheus, concordo com você, acho uma pena o diretor não ter feito outros filme depois desse.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner