(1986) 116 min (14 anos) feito para TV
França, 1920 - O coletor de impostos Jean Cadoret deixa a cidade grande quando herda de sua mãe uma propriedade na Provence. Para lá se muda com a pequena Manon e a esposa Aimée, uma jovem cantora de ópera que não hesita em trocar o palco pelo campo na companhia da família. Jean é um homem confiante, trabalhador, tem um coração tão amável que faz esquecer a corcunda que traz às costas. Ele permite que o casal de posseiros que mora em suas terras permaneça. Baptistine e o marido ficam muito agradecidos e ajudam a família parisiense como podem.
Os Cadoret têm tudo para serem felizes em suas terras férteis, exceto água. Dois vizinhos gananciosos bloquearam a nascente da fazenda para forçar a venda por um baixo preço. Cesar e Ugolin são os últimos descendentes da rica família Soubeyran. Tio e sobrinho também escondem dos habitantes da vila o fato de Jean ser filho de Florette, ex-moradora que deixou a aldeia para se casar com um ferreiro da cidade vizinha e rival. Os dois alimentam histórias que deixam os moradores com má vontade para com os novos proprietários. E começam as tribulações de Jean de Florette. Sem água, seu sonho de plantar legumes e criar coelhos pode virar pesadelo.
Preciso agradecer meu amigo Renato a sugestão e insistência para que alugasse Jean de Florette e sua sequência, A Vingança de Manon. Renato é cinéfilo exigente e apaixonado por filmes de época; faz poucas recomendações e jamais me arrependo de aceitá-las. Passei ótimos momentos com essa história emocionante, que traz Gérard Depardieu tão novinho, apresentando-se ao lado de sua esposa na vida real, Elizabeth. Dez anos e dois filhos depois o casal se separou, uma pena!
A fotografia do filme é linda e o roteiro enxuto, mas rico em personagens notáveis. Em 1988, Jean de Florette ganhou o BAFTA de melhor filme em língua estrangeira, fotografia e roteiro adaptado, enquanto Daniel Auteuil foi premiado como melhor ator coadjuvante. O DVD traz um extra - não veja! - pois adianta demais sobre a sequência da história. Pode ser visto ao final de A Vingança de Manon.
Elizabeth e Gérard Depardieu |
Diretor: Claude Berri
Roteiro: Claude Berri e Gérard Brach, baseado no livro de Marcel Pagnol, L'eau des Collines
Musica: Jean-Claude Petit
Fotografia: Bruno Nuyttien
Elenco: Gérard Dépardieu, Yves Montand, Daniel Auteuil, Elizabeth Dépardieu, Ernestine Mazurowna, Margarita Lozano, Marc Betton
Distribuidora: Versatil Home Video
2 comentários:
Que interesante se ve la cinta, además que esos actores siempre cumplen bien con su labor.
David, os atores são ótimos e o filme cativa imediatamente.
Postar um comentário