Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Johann Sebastian Bach - O Mestre da Música

Johann Sebastian Bach
(1985) 350 min (14 anos) mini-série feita para TV

By Star Filmes
Alemanha - Mini-serie alemã sobre a vida adulta de Johann Sebastian Bach (1685-1750). A trajetória do músico alemão foi sofrida, em constantes conflitos com autoridades e colegas professores, que não avaliavam o alcance do seu talento. Em sua época, Bach era conhecido como músico, um organista excepcional, e não era considerado grande compositor, exceto por uns poucos admiradores contemporâneos sensíveis à beleza de sua arte.

A região chamada Germânia constituía a parte central do Sacro Império Romano-Germânico. A Alemanha só surgiu como um Estado-nação em 1871. Para sobreviver, um artista deveria oferecer seu trabalho às igrejas locais ou aos príncipes de cada região, assinando contratos que colocavam os músico como servos da corte. Bach teve bons e maus senhores, morreu pobre, mas criou obras alegres, inspiradoras, de uma beleza sem igual. 

A primeira cena da mini-série abre no palácio da Corte Real de Dresden, onde o organista francês Louis Marchand toca cravo para a elegante platéia, usando uma peruca empoada e um casaco brilhante de cor púrpura, todo enfeitado de rendas. Depois da apresentação, o músico explica à platéia porque foi dispensado de Versailles após 10 anos. A seguir, na sóbria Weimar, o irascível duque Wilhelm de Saxe-Weissenfels está zangado porque Bach desobedeceu suas ordens e tocou na capela do Castelo Vermelho. O desentendimento entre eles acabará levando o compositor à prisão. Esse é apenas um dos muitos aborrecimentos e privações de uma vida de trabalho intenso. Johann Sebastian só encontrará conforto na música, que ele compunha para Deus, e no afeto de suas duas esposas, Maria Bárbara e Anna Magdalena. Com elas teve 20 filhos, alguns deles músicos reconhecidos. 

O filme de Lothar Bellag tem um roteiro inicialmente confuso, dividido em 4 episódios: O Desafio, Se estás comigo..., Tempestade e Anos, A Ordem das Estrelas. Na passagem do 1º para o 2º episódio recorri a Wikipedia para tirar algumas dúvidas sobre a biografia do compositor, especialmente a identidade dos nobres que vão surgindo na história. Há pouca informação sobre a produção do filme, que apresenta um elenco correto, com destaque para a voz da soprano que dubla Anna Magdalena Bach. Parece uma boa reconstituição de época com belas locações, costumes e música excelente. Para os apreciadores do compositor alemão, uma experiência imperdível. Talvez se constasse 'Jesus Alegria dos Homens' na trilha sonora, o filme teria ganhado uma estrelinha. Esperei 350 minutos pela minha música favorita...

Johann Sebastian Bach
Curiosidades:
* Bach era um luterano devoto e nenhuma análise de sua obra será completa sem levarmos em conta sua profunda religiosidade. Em muitas partituras encontram-se as inscrições 'Jesu juva' (Ajuda, Jesus!) ou 'Soli Deo Gloria' (Para a Glória de Deus Somente). Sua biblioteca particular continha mais de 80 obras teológicas, que não apenas lia mas comentava nas margens. (Wikipedia)

* Jesus Alegria dos Homens (Jesus bleibet meine Freude) é o coral final da cantata 'Herz und Mund und Tat und Leben' (Coração e Boca e Ações e Vida), escrita em Leipzig, em 1716. Embora seja a 32ª cantata composta por Bach, das que sobreviveram, foi-lhe dado o número BWV 147 no catálogo de suas obras. (Wikipedia)

Diretor: Lothar Bellag
Roteiro: Lothar Bellag, Klaus Eidam
Fotografia: András Szalai
Elenco: Ulrich Thein, Angelika Waller, Jaroslav Storansk, Franziska Troegner, Ferencs Bacs, Rosemarie Bärhold
Distribuidora: Versatil Home Video

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner