Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 7 de julho de 2013

O Lado Bom da Vida

Silver Linings Playbook * *
(2012) 122 min (14 anos)

EUA - Depois de cometer um ato de violência, Pat Solitano perdeu sua residência, a esposa Nikki e o emprego como professor. E ainda teve que voltar para a casa dos pais, depois de passar oito meses no Hospital Psiquiátrico de Baltimore. Cumprindo um acordo judicial, Pat não pode nem aproximar-se da ex-mulher, mas está obcecado em provar a ela que é um homem novo, mais estável e otimista. Isto seria razoável se a causa do seu descontrole não fosse justamente ter sido traído por Nikki. Mesmo assim, Pat elabora uma carta para tentar uma reconciliação. Mas como entregar a carta? Por um acaso da sorte, Solitano é apresentado a Tiffany Maxwell na casa de um amigo. Tiffany conhece Nikki e se dispõe a entregar-lhe a missiva, desde que, em troca, Pat seja seu parceiro no concurso de dança do Hotel Ben Franklin.

Tiffany também está desempregada, recuperando-se de problemas psicológicos, depois de ter perdido o marido num acidente. A jovem viúva é muito direta na sua comunicação e logo estabelece um vínculo com Pat, mas ele ainda permanece emocionalmente ligado à ex-esposa e corre o risco de perder sua chance de viver um amor sincero.

Do que eu mais gostei em "O Lado Bom da Vida" foi da sua mensagem positiva para aqueles que têm todo tipo de transtornos emocionais, depressão, ansiedade, gente que depende de Seroquel, Frontal, Rivotril, Donaren. Foi muito bom ver pessoas problemáticas se ajudando, cada uma contribuindo um pouquinho para melhorar a vida das outras. O pai de Pat também perdeu o emprego e fazia apostas na tentativa de juntar dinheiro para abrir um restaurante. Por seu temperamento explosivo, o fã dos Philadelphia Eagles foi proibido de frequentar os estádios de futebol americano. Sua esposa não o desmerece por isso. Dolores Solitano não julga o marido ou o filho, só quer sua recuperação. Para fazer o mesmo, precisamos aprender a ouvir e acreditar na capacidade de mudança da pessoa amada. Como ouvi de um jovem padre muito sábio: "Mais do que em dar, a caridade está em compreender." Coisas surpreendentes acontecem quando nos reconectamos com as pessoas.

Lógico que, além desse exercício de virtude, o filme traz um bom roteiro e ótimas interpretações do elenco. Robert De Niro está engraçado e comovente como o pai viciado em jogos, Jennifer Lawrence esbanja emoção e Bradley Cooper é um louquinho sincero e convincente. Apesar do estado de inquietação em que minhas filhas e eu ficamos a maior parte do tempo, por conta do humor explosivo dos personagens principais, "O Lado Bom da Vida" conta uma história que não podemos nos dar ao luxo de perder.

Curiosidade:
* O diretor David O. Russell se interessou pelo roteiro pelo fato de ter um filho bipolar e com transtorno obsessivo-compulsivo. O rapaz de dezessete anos frequenta uma escola especial e fez uma ponta no filme, interpretando um vizinho chato que bate na porta e pede permissão para filmar Pat Solitano.

Diretor: David O. Russell
Roteiro: David O. Russell, baseado no livro de Matthew Quick
Musica: Danny Elfman
Fotografia: Masanobu Takayanagi
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker, Anupam kher, John Ortiz, Julia Stiles, Brea Bree
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

7 comentários:

bruno knott disse...

De fato as atuações são ótimos e destaco principalmente o Bradley Cooper e sua ótima composição, principalmente nas crises de mania do personagem!

Ah... a importância que o futebol americano tem para o filme me agradou bastante também, já que trata-se do meu esporte preferido (depois do nosso tradicional futebol!)

Grande filme, merece as **

PS: BOA SEMANA!

Stella disse...

Obrigada, Bruno, a semana começa bem, especialmente depois de ler seu comentário. :-)

Tenho gostado cada vez mais das atuações do Bradley Cooper. Tomara que ele acerte na escolha dos próximos filmes. "O Lado Bom da Vida" foi uma bola dentro!

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.(24)


E quem não fica com inquietação,né mesmo?A câmera(ou o câmera) está tão próxima e nem deve ser nada de zoom;eles falam rápido,alto e repetidamente;os olhos estão vidrados como os que fazem uso de drogas pesadas(legais ou não),são agressivos ou mentem como se não se quem ouve não soubesse.O pensar era "Como nós podemos te entender Jacki Weaver(ela foi até indicada ao Oscar por Melhor Atriz Coadjuvante,não é?)".

*Spoilers*
1) Seria muito "bonitinho" se eles ganhassem o concurso,todavia pelo bem do filme(e ainda bem),não ganharam.
2) Os esquemas esdrúxulos de cadeira marcada e segurando controles remotos não suportaram a lábia de Tiffany. :)
3) O filho bipolar era o "só o que me faltava" do surto. rsrs
*Fim de Spoilers*

Respirando fundo eu diria que foi angustiante & relaxante.


Tchau.(24)

Stella disse...

Olá Tabibito-san, felizmente o casal não vence o concurso, senão o filme perderia a credibilidade bem no final. :-)

Eduardo Pereira disse...

Assistir esse filme no sábado passado na Globo. Péssimo horário, primeiro aqueles programss ruins e eu que moro sozinho, resolvi lavar a louça vendo o começo do filme, achando que pelo começo maluco eu não iria gostar. O que me chamou a atenção: Foi o único filme romantico que vi que tem apenas um beijo ( muito esperado ). Isso cria uma tensão romântica muito forte no filme. De qualquer forma, o filme praticamente não mostra a esposa,ou seja, o autor quer que torçamos pelo casal romântico que tem uma "química" violenta. Fui dormir pensando na força que tem a ficção de passar uma ideía ou influenciar comportamento, seja bom ou ruim...

Não consegui desgrudar os olhos da tela

Stella disse...

Olá Eduardo, seu comentário sobre a tensão romântica provocada pela ausência de contato físico me lembrou de "Garota com Brinco de Pérola", inspirado em Vermeer. O único encontro de mãos entre o pintor e a modelo é uma cena carregada de sensualidade. Incrível como pode ser tão mais forte do que as inúmeras cenas de relação sexual dos filmes modernos. Como você diz, o cinema é poderoso para influenciar comportamentos. Conhece a página Projeções de Fé? Acho que você pode gostar. http://blog.comshalom.org/projecoesdefe

Estou contando com outra história para o Natal desse ano no seu blog ... ;-) um abraço,
S.

Anônimo disse...

Stella, haverá outro Conto de Natal, sim ! Aguarde. Hoje mesmo estava comentando com um amigo sobre a idéia do conto. Será mais adulto e dramático. Espero que eu o escreva bem !

Conheço o Blog "Projeções de fé". Muito bom. Abraços !!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner