Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 29 de setembro de 2013

Martinho Lutero - Uma Viagem ao Coração da Reforma

Martin Luther – A Journey to the Heart of the Reformation
(2010) 57 min (Livre)

Alemanha - A Basílica de São Pedro, no Vaticano, não é a catedral do Papa, privilégio da mais antiga Basílica de São João Latrão, mas representa um lugar de peregrinação importante para todos os católicos. Sob a construção magnífica, adornada com obras-primas de artistas italianos, repousam os restos mortais de Pedro, o pescador da Galiléia escolhido por Cristo para comandar Sua Igreja. 

Assistindo "Martinho Lutero - Uma Viagem ao Coração da Reforma", aprendemos que a Basílica de São Pedro foi financiada com a venda de indulgências em troca de doações. Um grande promotor dessas contribuições foi o frade dominicano alemão Johann Tetzel. Sua estratégia de venda causou escândalo, levando a uma reação veemente por parte do monge agostiniano Martin Luther. Sem ter ainda uma noção precisa da repercussão do seu protesto, Lutero elaborou "As 95 Teses", um fator crucial na Reforma Protestante e que o levou à cisão com a Igreja de Roma. O piedoso pregador acreditava que a Bíblia fosse a única fonte de revelação divina, minimizando o valor da tradição cristã. Pena que não tenha dado a devida atenção à afirmação de Jesus: - "Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".

Martin Luther by Cranach
A família do meu avô materno é originária do norte da Europa. Vovô Carlos era luterano e, quando pediu minha avó Iria em casamento, disse-lhe que estava disposto a converter-se ao catolicismo. Vovó respondeu que isso não seria necessário, mas ele já estava decidido: - "Gosto da suavidade da religião católica e da figura doce de Nossa Senhora". Assim meu avô converteu-se, foi batizado antes do casamento, seus filhos e netos já nasceram no seio da Igreja Católica e eu precisei ver o filme sobre Lutero para recordar os feitos do pregador alemão. Filmado em várias cidades da Alemanha, o documentário mostra os lugares onde Martinho viveu e atuou.

Diretor: James McCelland
Distribuidora: BV Films

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

5 comentários:

renatocinema disse...

Ainda preciso assistir a primeira versão do filme Lutero.

Estou num momento histórico sobre questionamentos religiosos.
Boa dica.

Stella disse...

Fiz meus questionamentos religiosos há 16 anos atrás, Renato. De lá para cá tem sido aquela batalha diária para permanecer no caminho. Cai, levanta, cai, levanta...

capiela disse...

Interessante.

Valeu a dica. O post me inspirou a assistir o filme.

Aliás, belo blog. Parabéns!

Anônimo disse...

Baixar o Filme - Lutero - Aborda a vida de Martinho Lutero - http://mcaf.ee/4gc3l

Stella disse...

Obrigada pelo gentil comentário Gabriela Campagnuci!

Bruna, o que seria de nós sem os vídeos on line? Nem tudo permanece à venda nas lojas ou nas locadoras, cada vez menos numerosas. Preciso me habituar a assistir os filmes no computador. Obrigada pelo link!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner