(2013) 141 min (14 anos)
Italia - O escritor napolitano Jep Gambardella chegou a Roma com 26 anos, trazendo na mala a ambição de tornar-se o rei da alta sociedade. Este sonho se realiza logo, na publicação de sua primeira e última obra, "O Aparato Humano". Colunista de um jornal de prestígio, solteiro, colecionador de aventuras românticas, Jep passa a vida entre festas e eventos culturais, rodeado de gente rica, elegante, conservada em plásticas e botox. As pessoas mais próximas do jornalista são Dadina, a anã que é sua chefe no jornal, o escritor Romano e uma divertida diarista. Um tanto entediado, Gambardella sonda um importante cardeal italiano sobre questões espirituais. Antes tivesse procurado um humilde sacerdote de aldeia. O príncipe da Igreja só se interessa por receitas culinárias.
Então chega a Roma certa religiosa centenária, precedida por uma fama de santidade. Ela dorme no chão e se alimenta de raízes. Dadina encarrega Jep de encontrar a missionária, que concorda em conceder uma raríssima entrevista, por ser fã do livro "Aparato Humano". No terraço do apartamento de Gambardella, vizinho ao Coliseu, aves migratórias repousam antes da viagem, ante os olhos contemplativos da religiosa.
Assistir "A Grande Beleza" impressiona, pois Roma é capturada em total esplendor artístico, em imagens de palácios, esculturas, jardins encantadores onde correm crianças e freirinhas. Os créditos finais chegam à tela junto a um passeio de barco pelo rio Tibre. A trilha sonora é toda belíssima, mas também contagia, dançante, durante a festa de aniversário dos 65 anos de Jep. São magníficos os figurinos e cenários. No site Zingarate podem ser vistas 10 locações do filme. "A Grande Beleza" faz uma crítica risonha a certo estilo de arte moderna, visto como uma experiência infantil, se contrapondo a magnificência das obras clássicas que adornam a Cidade Eterna. Mas o que é essa Grande Beleza que permaneceu oculta aos olhos de Jep e não permitiu que escrevesse o próximo livro? Tendo namorado tantas mulheres, mas sem ter se comprometido com nenhuma, seria o compromisso com uma única companheira, e musa, a solução de seus problemas? Jep parece, momentaneamente, invejar o destino do casal que vai passar a noite em casa, em simples tarefas domésticas.
La Scala Santa |
Curiosidade:
* A Escada Santa foi levada de Jerusalém para Roma no século IV, por ordem de Santa Helena, mãe do Imperador Constantino. Acredita-se que foi por essa escada, composta de 28 degraus em mármore branco, que Jesus subiu para ser interrogado por Poncio Pilatos, antes da Crucificação.
Diretor: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino & Umberto Contarello
Musica: Lele Marchitelli e Trilha sonora no IMDBFotografia: Luca Bigazzi
Designer de Produção: Stefania Cella
Figurino: Daniela Ciancio
Elenco: Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Giovanna Vignola, Serena Grandi, Giusi Merli, Isabella Ferrari, Aldo Ralli
Distribuidora: Paramount
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Um comentário:
Quantas vezes veja este filme, ele continua a emocionar!
Postar um comentário