Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Álbum de Família

August: Osage County *
(2013) 120 min (12 anos)

EUA - O verão em Oklahoma pode ser sufocante. E ainda mais sufocante é a convivência com Violet Weston, mãe de três filhas e esposa de Beverly, um professor e poeta que recorre à bebida para suavizar a árdua existência ao lado de sua cara metade. "A vida é muito longa", repete Bev, citando T. S. Eliot. 

Violetas são flores de fácil cultivo e costumam ser associadas à delicadeza e humildade. Nada pode ser mais diferente do que o temperamento da sra. Weston, uma mulher enfurecida com a vida, crítica com as pessoas e um tanto indulgente consigo mesma. Nem o tratamento para um câncer na boca dobrou a ácida senhora, uma sobrevivente convicta. Beverly contrata a suave indígena Johnna Monevata para cuidar da esposa e desaparece. Passados cinco dias, o xerife do condado vem avisar que o barco de Bev foi encontrado no lago e que ele se afogou.

Barbara, Karen e Ivy, as três filhas do casal, se reencontram depois de uma longa separação. Mattie Fae Aiken, irmã de Violet, também chega para o enterro, junto com o marido. Seu filho Charles só aparece quando a família já voltou para casa, depois do funeral. Cobranças e revelações tornam o ambiente cada vez mais tenso. Violet não deixa pedra sobre pedra quando se trata de provocar o próximo.

"Álbum de Família" ganha muitos pontos no quesito elenco. Onde Meryl Streep foi buscar inspiração para criar megera tão virulenta? Poderia ser na desagradável Martha de "Quem tem medo de Virginia Wolf". Já Benedict Cumberbatch surpreende num papel tão diverso de seus imponentes personagens anteriores, vivendo o desajeitado Little Charles Aiken, constantemente humilhado pela mãe Mattie Fae. Julia Roberts interpreta Barbara, a única filha capaz de enfrentar a violenta matriarca, e que, por seu próprio temperamento agressivo, também está prestes a perder o marido e a filha adolescente. Os pecados dos pais se repetem nos filhos. Eis uma família que só ficaria bem num retrato voltado para a parede, embora experimente alguns raros momentos aprazíveis. Um filme para se conferir e que pode nos ajudar a identificar e polir as asperezas de nossa personalidade. Afinal, quem quer ser uma Violet Weston?

Curiosidade:
* "Life is very long" (A vida é muito longa) - a citação da abertura falada por Beverly Weston - pertence ao poema "Hollow Men", de T. S. Eliot, mas é emprestada do romance de Joseph Conrad "An Outcast of the Islands" (um pária das ilhas) (1896).

Diretor: John Wells
Roteiro: Tracy Letts
Musica: Gustavo Santaolalla
Fotografia: Adriano Goldman
Designer de Produção: David Gropman
Diretora de Arte: Karen Gropman
Elenco: Meryl Streep, Julia Roberts, Sam Shepard, Margo Martindale, Juliette Lewis, Julianne Nicholson, Chris Cooper, Benedict Cumberbatch, Ewan McGregor, Dermot Mulroney, Abigail Breslin, Misty Upham
Distribuidora: Imagem Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner