Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Grande Beleza

La Grande Bellezza * * *
(2013) 141 min (14 anos)

Italia - O escritor napolitano Jep Gambardella chegou a Roma com 26 anos, trazendo na mala a ambição de tornar-se o rei da alta sociedade. Este sonho se realiza logo, na publicação de sua primeira e última obra, "O Aparato Humano". Colunista de um jornal de prestígio, solteiro, colecionador de aventuras românticas, Jep passa a vida entre festas e eventos culturais, rodeado de gente rica, elegante, conservada em plásticas e botox. As pessoas mais próximas do jornalista são Dadina, a anã que é sua chefe no jornal, o escritor Romano e uma divertida diarista. Um tanto entediado, Gambardella sonda um importante cardeal italiano sobre questões espirituais. Antes tivesse procurado um humilde sacerdote de aldeia. O príncipe da Igreja só se interessa por receitas culinárias.

Então chega a Roma certa religiosa centenária, precedida por uma fama de santidade. Ela dorme no chão e se alimenta de raízes. Dadina encarrega Jep de encontrar a missionária, que concorda em conceder uma raríssima entrevista, por ser fã do livro "Aparato Humano". No terraço do apartamento de Gambardella, vizinho ao Coliseu, aves migratórias repousam antes da viagem, ante os olhos contemplativos da religiosa.

Assistir "A Grande Beleza" impressiona, pois Roma é capturada em total esplendor artístico, em imagens de palácios, esculturas, jardins encantadores onde correm crianças e freirinhas. Os créditos finais chegam à tela junto a um passeio de barco pelo rio Tibre. A trilha sonora é toda belíssima, mas também contagia, dançante, durante a festa de aniversário dos 65 anos de Jep. São magníficos os figurinos e cenários. No site Zingarate podem ser vistas 10 locações do filme. "A Grande Beleza" faz uma crítica risonha a certo estilo de arte moderna, visto como uma experiência infantil, se contrapondo a magnificência das obras clássicas que adornam a Cidade Eterna. Mas o que é essa Grande Beleza que permaneceu oculta aos olhos de Jep e não permitiu que escrevesse o próximo livro? Tendo namorado tantas mulheres, mas sem ter se comprometido com nenhuma, seria o compromisso com uma única companheira, e musa, a solução de seus problemas? Jep parece, momentaneamente, invejar o destino do casal que vai passar a noite em casa, em simples tarefas domésticas.

La Scala Santa
O que seria a Grande Beleza capaz de inspirar o jornalista? O que me ocorreu, ante a busca de sentido de Jep Gambardella, foram as palavras de um escritor antigo, natural de uma província africana do Império Romano - atual Argélia. Depois de converter-se ao cristianismo, Agostinho escreveu: "Tarde te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Estavas dentro de mim e eu estava fora e aí te procurava... Estavas comigo e eu não estava contigo... Mas Tu me chamaste, clamaste e rompeste a minha surdez. Brilhaste, resplandescente e curaste a minha cegueira".  As palavras de Santo Agostinho parecem complementar a cena da religiosa centenária subindo de joelhos a Escada Santa, em direção à imagem de Cristo crucificado. "A Grande Beleza" ganhou o BAFTA e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014.

Curiosidade:
* A Escada Santa foi levada de Jerusalém para Roma no século IV, por ordem de Santa Helena, mãe do Imperador Constantino. Acredita-se que foi por essa escada, composta de 28 degraus em mármore branco, que Jesus subiu para ser interrogado por Poncio Pilatos, antes da Crucificação.

Diretor: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino & Umberto Contarello
Musica: Lele Marchitelli e Trilha sonora no IMDB
Fotografia: Luca Bigazzi
Designer de Produção: Stefania Cella
Figurino: Daniela Ciancio
Elenco: Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Giovanna Vignola, Serena Grandi, Giusi Merli, Isabella Ferrari, Aldo Ralli
Distribuidora: Paramount

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

Um comentário:

Stella disse...

Quantas vezes veja este filme, ele continua a emocionar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner