Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Passado

Le Passé *
(2013) 130 min (12 anos)

França - O iraniano Ahmad chega a Paris, depois de 4 anos, para encontrar sua ex-esposa Marie e oficializar o divórcio. Por insistência dela, ele fica na mesma casa em que ambos moraram com as duas filhas do primeiro casamento de Marie: Lucie e Lea gostam muito de Ahmad. A nervosa Marie tem esperanças de que o iraniano possa conversar com Lucie, sua filha adolescente, que não aceita o novo relacionamento da mãe com Samir. O árabe dono de uma lavanderia é um homem ainda casado, cuja mulher tentou suicídio e encontra-se em estado de coma numa clínica. O casal tem um menino que também está morando com Marie.

Assistir "O Passado" é mergulhar profundamente nos meandros dos sentimentos que envolvem os três adultos e as três crianças. Temos diante de nós um quebra-cabeças, cujas peças são entregues uma a uma. As ideias que vamos formando sobre a situação dos personagens principais vão sendo alteradas a cada nova revelação da trama. Uma história tão humana e bem contada, o trabalho magnífico de todos os atores, e a simpatia que desenvolvemos por cada um deles, não me impediram de ficar um tanto impaciente ao final, ansiosa por um desenlace que me pareceu custar a chegar. "O Passado" recebeu indicações para diversas premiações internacionais e ganhou o Prêmio Ecumênico do Festival de Cannes.

Curiosidade:
* Asghar Farhadi escreveu o script em persa e passou dois anos na França para perceber o ritmo da língua francesa e julgar melhor a tradução do roteiro e a performance dos atores. Ele precisou de um intérprete para dirigir o filme.

* O ator Ali Mosaffa (Ahmad) aprendeu francês dois meses antes das filmagens começarem.

Diretor: Asghar Farhadi (A Separação, Procurando Elly)
Roteiro: Asghar Farhadi
Musica: Youli Galperine,Evgueni Galperine
Fotografia: Mahmoud Kalari
Designer de Produção: Claude Lenoir
Elenco: Bérénice Bejo, Ali Mosaffa, Tahar Rahim, Pauline Burlet, Elyes Aguis, Jeanne Jestin, Sabrina Ouazani, Babak Karimi, Valeria Cavalli, Aleksandra Keblanska
Distribuidora: California Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

bruno knott disse...

não dá pra negar a qualidade do roteiro e o clima melancólico bem concebido, além é claro das atuações que você já destacou. achei um bom filme, mas não me empolguei tanto com ele. daqueles que dificilmente veria novamente.

Stella disse...

Isso é um fato, Bruno Knott, também não creio que assista o filme novamente. Mas não consegui ignorá-lo! Um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner