Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Uma Lição de Vida

The First Grader
(2010) 102 min (14 anos)

Eu nunca vou parar de estudar, até que eu tenha terra em meus ouvidos

silvercapas
Quênia - O locutor de uma rádio queniana anuncia que o governo prometeu educação gratuita para todos. Centenas de crianças se amontoam na porta de uma escola fundamental, em busca de uma vaga. Kimani Maruge também soube da notícia e quer estudar. Pertencente à tribo Kikuyu, Maruge fez o juramento mau-mau e lutou pela independência do Quênia contra os britânicos e seus aliados Kalenjins. O velho combatente viu a esposa e filhos serem assassinados, foi torturado, perdeu sua terra e esteve confinado em campos de prisioneiros.

Aos 84 anos o ex-guerreiro mau-mau quer aprender a ler para compreender a carta que recebeu da presidência da república. Jane Obinchu, professora e diretora da escola primária local, explica ao idoso que há poucas vagas e elas estão reservadas às crianças, que são o futuro do Quênia. Mas o idoso não desiste, ele deu tudo o que tinha para libertar o país e sente que precisa dessa oportunidade. Maruge vive assombrado por dolorosas lembranças e acredita na força transformadora da educação.

Os Kikuyus constituíam o maior grupo étnico do Quênia; ocupavam-se da agricultura e eram comerciantes astutos. Não havia escravidão entre eles, não procuravam escravos e possuíam forte senso de justiça. Os árabes que tentaram aventurar-se em terras dos kikuyus encontraram a morte rapidamente. Mesmo na velhice, Kimani Maruge teve autoridade e resiliência de sobra para enfrentar um sistema que pretendia negar-lhe a oportunidade de estudar. "Uma Lição de Vida" mostra a proveitosa troca entre o idoso e seus pequenos colegas de turma, quase 80 anos mais novos do que ele. A primeira a aproximar-se do ancião é a pequena Agnes, que manca como ele, e diz que deseja tornar-se médica quando crescer para curá-lo. Na primeira parte do filme, é preciso ter um pouco de paciência com as idas e vindas entre as lembranças do passado e o presente de Maruge. Mas nossa persistência também é recompensada.

Curiosidades:

* Kimani Maruge detém o recorde mundial do Guiness por ser a pessoa mais velha do mundo a começar a escola primária.

* Em setembro de 2005, Kimani Ng'ang'a Maruge (1920-2009) tomou um avião pela primeira vez em sua vida e voou para Nova Iorque, onde se apresentou nas Nações Unidas para falar sobre a importância da educação primária gratuita.

* Wangari Maathai foi outra queniana famosa da tribo Kikuyu. A ativista política fundou o Green Belt Movement, organização que promove o eco-turismo, combate o desmatamento e foi responsável pelo plantio de mais de 51 milhões de árvores, desde sua fundação (1977). Em 2004, Wangari tornou-se a primeira mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz.

o Maruge real
Diretor: Justin Chadwick
Roteiro: Ann Peacock
Musica: Alex Heffes
Fotografia: Rob Hardy
Design de Produção: Vittoria Sogno
Elenco: Oliver Litondo, Naomie Harris, Tony Kgoroge, Alfred Munyua, Shoki Mokgapa, Vusumuzi Michael Kunene, Agnes Simaloi, Kamau Mbaya, Emily Njoki, Daniel Ndambuki 'Churchill'
Distribuidora: Europa Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner