(2010) 102 min (14 anos)
Eu nunca vou parar de estudar, até que eu tenha terra em meus ouvidos
silvercapas |
Quênia - O locutor de uma rádio queniana anuncia que o governo prometeu educação gratuita para todos. Centenas de crianças se amontoam na porta de uma escola fundamental, em busca de uma vaga. Kimani Maruge também soube da notícia e quer estudar. Pertencente à tribo Kikuyu, Maruge fez o juramento mau-mau e lutou pela independência do Quênia contra os britânicos e seus aliados Kalenjins. O velho combatente viu a esposa e filhos serem assassinados, foi torturado, perdeu sua terra e esteve confinado em campos de prisioneiros.
Aos 84 anos o ex-guerreiro mau-mau quer aprender a ler para compreender a carta que recebeu da presidência da república. Jane Obinchu, professora e diretora da escola primária local, explica ao idoso que há poucas vagas e elas estão reservadas às crianças, que são o futuro do Quênia. Mas o idoso não desiste, ele deu tudo o que tinha para libertar o país e sente que precisa dessa oportunidade. Maruge vive assombrado por dolorosas lembranças e acredita na força transformadora da educação.
Os Kikuyus constituíam o maior grupo étnico do Quênia; ocupavam-se da agricultura e eram comerciantes astutos. Não havia escravidão entre eles, não procuravam escravos e possuíam forte senso de justiça. Os árabes que tentaram aventurar-se em terras dos kikuyus encontraram a morte rapidamente. Mesmo na velhice, Kimani Maruge teve autoridade e resiliência de sobra para enfrentar um sistema que pretendia negar-lhe a oportunidade de estudar. "Uma Lição de Vida" mostra a proveitosa troca entre o idoso e seus pequenos colegas de turma, quase 80 anos mais novos do que ele. A primeira a aproximar-se do ancião é a pequena Agnes, que manca como ele, e diz que deseja tornar-se médica quando crescer para curá-lo. Na primeira parte do filme, é preciso ter um pouco de paciência com as idas e vindas entre as lembranças do passado e o presente de Maruge. Mas nossa persistência também é recompensada.
Curiosidades:
* Kimani Maruge detém o recorde mundial do Guiness por ser a pessoa mais velha do mundo a começar a escola primária.
* Em setembro de 2005, Kimani Ng'ang'a Maruge (1920-2009) tomou um avião pela primeira vez em sua vida e voou para Nova Iorque, onde se apresentou nas Nações Unidas para falar sobre a importância da educação primária gratuita.
* Wangari Maathai foi outra queniana famosa da tribo Kikuyu. A ativista política fundou o Green Belt Movement, organização que promove o eco-turismo, combate o desmatamento e foi responsável pelo plantio de mais de 51 milhões de árvores, desde sua fundação (1977). Em 2004, Wangari tornou-se a primeira mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz.
o Maruge real |
Roteiro: Ann Peacock
Musica: Alex Heffes
Fotografia: Rob Hardy
Design de Produção: Vittoria Sogno
Elenco: Oliver Litondo, Naomie Harris, Tony Kgoroge, Alfred Munyua, Shoki Mokgapa, Vusumuzi Michael Kunene, Agnes Simaloi, Kamau Mbaya, Emily Njoki, Daniel Ndambuki 'Churchill'
Distribuidora: Europa Filmes
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário