The Golden Compass *
(2007) 113 min (10 anos)
Num universo paralelo, onde as almas andam ao lado das pessoas na forma de animais, a pequena órfã Lyra Belacqua vive em Jordan College, buscando aventuras nas ruas de Oxford, junto a seus amigos. Os daemons das crianças (representam a parte mais instintiva e criativa de sua alma) não estão fixados e podem se transformar em diferentes animais. O de Lyra é o simpático Pantalaimon. Stelamaria, um leopardo de pelo claro, acompanha seu tio,o valente Lord Asriel. A Universidade onde ensina prega a tolerância e a liberdade, o que desagrada o Magisterio, grupo que governa e controla tudo.
Quando a bela Lady Coulter quer levar Lyra numa viagem, o reitor entrega à menina a última Bússola de Ouro (alethiometer). Assim ela poderá aprender sobre a verdade. Sua missão será ir ao extremo norte para salvar Roger, Billy e outras crianças seqüestradas pelos Gobblers.
O filme cria suspense, mas pouco sentimento. Quando parecia que uma amizade ia se desenvolver entre Marisa Coulter e Lyra, descobrimos a verdadeira face da temível cientista. O vínculo afetivo aparece entre as crianças e cada uma com seu daemon, que compartilha suas dores. A estrelinha junto ao título vai por conta dos bons desempenhos, excelentes efeitos especiais e visual do filme.
Diretor: Chris Weitz
Roteiro: Chris Weitz, baseado no romance “Northern Lights, de Philip Pullman
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Henry Braham
Elenco: Nicole Kidman, Daniel Craig, Sam Elliott, Dakota Blue Richards, Eva Green, Simon McBurney, Ben Walker, Christopher Lee, Tom Courtenay, Derek Jacobi, Charlie Rowe.
Um comentário:
Como fantasia, A Bússola deve divertir, apesar do lado sombrio de alguns momentos. Os efeitos especiais parecem ser apreciáveis, como acentua a comentarista.
Postar um comentário