Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 29 de junho de 2008

Jogos do Poder

Charlie Wilson's War *
(2007) 101 min (14 anos - assassinato, consumo de drogas, nudez)



"Essas coisas aconteceram. Foram gloriosas e mudaram o mundo; depois nós ferramos o fim do jogo." (Charlie Wilson)

EUA, anos 80 - Céu estrelado, lua crescente, a silhueta de um muçulmano em oração se destaca na noite. Ele se levanta com um fuzil nas mãos e dispara em direção à câmera. Na cena seguinte, em Las Vegas, homens e mulheres riem e conversam numa jacuzzi, com copos de bebida nas mãos, enquanto a TV está ligada num canal de notícias. Charlie Wilson pede que aumentem o som. O jornalista Dan Rather, usando um turbante, à moda árabe, com a barba por fazer, fala do Afeganistão.

Charlie Nesbitt Wilson é um congressista democrata do Texas, apaixonado por whiskey e mulheres. Com o avanço da invasão russa no Afeganistão, ele se alia à milionária Joanne Herring e ao agente da CIA Gust Avrokotos, para costurar um pacto inimaginável. Paquistaneses, israelenses, egípcios e legisladores americanos se mobilizando para fornecer armas adequadas e treinamento aos guerreiros Mujahideen, na luta contra o exército vermelho e seus temíveis helicópteros. Até uma bela e sensual dançarina é convocada para facilitar as negociações.

Aumentando a ajuda econômica para 1 bilhão de dólares, foi possível empurrar os russos para fora das fronteiras afegãs e, em abril de 1988, os soviéticos assinaram o Acordo de Genebra.

O tema do filme é sério, tratado com leveza e categoria pelo diretor alemão Mike Nichols (Close, Wit, Anjos da América, Uma Segunda Chance, Quem tem Medo de Virginia Wolf). A guerra e suas conseqüências são retratadas de forma dramática, enquanto os principais personagens americanos são satirizados. A encantada Amy Adams transformou-se numa compenetrada e eficiente assessora do texano. As gravações foram feitas na Califórnia e no Marrocos.

Charlie Wilson não conseguiu convencer os congressistas americanos a manter a ajuda econômica para reconstrução das estradas e escolas destruídas na guerra. Metade da população afegã tinha menos de 14 anos. Abriu-se o caminho para que o fundamentalismo muçulmano ocupasse o espaço deixado pelo invasor soviético. Ainda se recuperando de um transplante do coração, Charlie fez questão de comparecer à estréia do filme.

Diretor: Mike Nichols
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado no livro de George Crile
Música: James Newton Howard
Fotografia: Stephen Goldblatt ASC, BSC
Elenco: Tom Hanks, Julia Roberts, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Ned Beatty, Emily Blunt, Tracy Phillips.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner