Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 30 de maio de 2009

Quando Você Viu seu Pai pela Última Vez?

When Did You Last See Your Father? *
(2007) 91 min (12 anos - drogas lícitas, insinuação de sexo e masturbação)

Inglaterra, Yorkshire - Acampando sozinhos, Arthur e Blake Morrison, pai e filho adolescente, admiram o céu estrelado e questionam os mistérios da vida. Habitualmente, o olhar do jovem Blake é severo ao avaliar o comportamento paterno, que ele julga desrespeitoso e irresponsável. Já adulto e poeta premiado, visita a casa da família no campo para passar os últimos dias com Arthur, que está com um câncer terminal, enquanto tenta resolver os problemas de relacionamento, antes que seja tarde. Passado e presente se misturam nesses dias carregados de antigas emoções.

Introvertido e tímido desde pequeno, Blake fica furioso com as brincadeiras e transgressões do pai. Guardando suas emoções para si, parece que vai explodir, enquanto observa Arthur sempre em campanha para seduzir e convencer os ouvintes. O generoso médico do interior move-se com graça em todos os ambientes. O filho encontra mais prazer no mundo dos livros e desconfia que o pai tem um caso com uma amiga da família. À medida em que relembra o passado, aparece um Arthur vibrante e afetuoso, até quando está sendo inconveniente. Realizar o quanto foi amado pelo pai tem um efeito reparador sobre Blake e o prepara para o perdão.

O desempenho admirável de Jim Broadbent e Juliet Stevenson dão vida ao casal Morrison e nos deixam imediatamente cativos da história. Colin Firth e Matthew Beard estão ótimos como Blake. Matthew usou lentes de contato escuras para que seus olhos se parecessem com os de Colin. Outros pontos fortes do filme são as lindas paisagens e os momentos finais de cortar o coração.

Acho quase sempre desnecessárias as cenas que revelam intimidades sexuais, sobretudo na faixa de impróprio até 12 anos. Comumente não acrescentam nada à história. Para mim, uma das cenas mais eróticas do cinema limitou-se a um toque de mãos entre o pintor Johann Vermeer e Griet (Garota do Brinco de Pérola - Girl with a Pearl Earring). Ou a dança entre Rachel e o detetive John Book, no celeiro da comunidade amish, em A Testemunha (Witness). Isso é arte.

Diretor: Anand Tucker
Roteiro: David Nicholls, baseado em romance de Blake Morrison
Música: Barrington Pheloung
Fotografia: Howard Atherton
Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Matthew Beard, Juliet Stevenson, Gina McKee, Elaine Cassidy.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner