Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um Homem Bom

Good *
(2008) 95 min (12 anos)



Alemanha, Berlim, 1933/1937 - A vida parece melhorar na Alemanha, depois que Hitler assumiu o poder. Mas nem todos o levam a sério. Num café ao ar livre, o escritor e professor de literatura, John Halder, diz ao amigo Maurice que o Fuhrer é uma piada e não vai durar muito tempo. O psicanalista judeu insiste em que há motivo para inquietação. Maurice parece estar certo, pois a censura alcança a universidade, onde John deve acatar a lista de autores permitidos, sob pena de demissão. Pilhas de livros são queimadas no campus.

Em casa, a situação familiar também é difícil. Os filhos precisam de ajuda com os deveres, o ensopado de legumes com carne deve ser preparado, a mãe senil requer cuidados. Tudo recai sobre John, pois a esposa Helen perde a noção do tempo quando começa a tocar piano. A situação financeira não permite à família pagar uma empregada. O professor é pressionado pelo sogro a filiar-se ao partido nazista para ascender profissionalmente. É quando Halder recebe uma carta para comparecer ao "Comitê do Reich para Registro Científico de Doenças Hereditárias Graves".

Tenso, o professor é levado de carro até a Chancelaria do Fuhrer. Entrando na enorme sala do Comandante Bouhlder, é recebido com gentileza por um homem refinado, cujo dever é vigiar a literatura moderna, para garantir que incorpore o espírito do nacional-socialismo. Um romance escrito por Halder chamou a atenção do comitê pelas idéias revolucionárias sobre a eutanásia. Ao autor é requisitado apenas um ensaio na linha do romance, enfatizando a humanidade da "morte piedosa" e ... filiar-se ao partido. Parecem pequenos passos, mas, se forem dados, farão toda a diferença!

Os governos totalitários sustentam-se na censura e propaganda, portanto a liberdade de imprensa e pensamento é seu antídoto mortal. Quando "os bons" se intimidam, desistem, se omitem, há poucas chances de salvação.

"Um Homem Bom" foi filmado em Budapeste, Hungria, conta com a fotografia inspirada do inglês Andrew Dunn (Miss Potter, Assassinato em Gosford Park) e um elenco talentoso, com destaque para Viggo Mortensen como o professor John Halder.

Diretor: Vicente Amorim (filho do ministro Celso Amorim)
Roteiro: John Wrathall, baseado na peça de Cecil Philip Taylor
Música: Simon Lacey
Fotografia: Andrew Dunn
Elenco: Viggo Mortensen, Jason Isaacs, Jodie Whittaker, Mark Strong, Gemma Jones, Steven Mackintosh

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner