(2008) 131 min (12 anos)

Cuba - O diretor Steven Soderbergh dividiu a história do revolucionário Che Guevara em dois filmes.  A primeira parte,  "O Argentino", trata da marcha clandestina contra o ditador Fulgêncio Batista.   A segunda,"Guerrilha", mostrará a luta de Che na Bolívia.  
O médico argentino Ernesto Che Guevara encontrou-se com Fidel Castro no México.  De lá partiram, em 26 de novembro de 1956, num barco que fazia água e levava 82 revolucionários, dos quais apenas 12 sobreviveram.  Em pouco mais de dois anos, mobilizaram um exército popular e entraram triunfalmente  em Havana, a 1º de janeiro de 1959.  
Escondido na selva com seus companheiros, Che dava consultas aos camponeses, fazia com que os guerrilheiros analfabetos estudassem e organizava estratégias de ataque.  Partindo de suas memórias, o filme mostra a imagem favorável de um idealista apaixonado que ordena fuzilamentos sem rancor no coração.  
Benício del Toro (premiado no Festival de Cannes) convence como Che, desde o primeiro instante na tela.  Destaco as cenas em que discursa na Assembéia das Nações Unidas e sofre um ataque de asma, enquanto foge pela selva.  As filmagens foram feitas em Nova Iorque, México e Porto Rico.
Diretor: Steven Soderbergh
Roteiro: Peter Buchman, baseado nas memórias de Che Guevara
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: Steven Soderbergh
Elenco: Benício del Toro, Demian Bichir, Rodrigo Santoro (como Raul Castro), Santiago Cabrera, Catalina Sandino Moreno
 
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 Postagens
Postagens
 
 





Um comentário:
Apesar de gostar muito da performance de DelToro e de diversos aspectos de Che(só assisti o primeiro), ainda acho q o trabalho de Steven Soderbergh continua frio, como em todos os seus longas, só espero q estes aspectos melhoresm no primeiro.
Tb destaco esta cena do discurso na ONU, a melhor do filme disparada.
Postar um comentário