(2008) 137 min (14 anos)

Bielo-Russia - Um "Ato de Liberdade" começa com gravações, em preto e branco, de nazistas perseguindo e matando judeus.  O inusitado começa depois: judeus se refugiando na floresta, se organizando e sobrevivendo.  O grupo chefiado pelos irmãos Tuvia, Zus e Asael Bielski foi o maior e mais bem-sucedido da resistência.  No final da guerra eram 1200 e contam-se em milhares os seus descendentes.  
A ação do filme focaliza a busca por comida, ataques aos inimigos, despistamento e fuga, além de romances e brigas dentro da comunidade.  Alimentar tantas bocas era uma das tarefas mais difíceis para os administradores do grupo.  As refeições escassas, à base de batata, ou do que aparecesse, podia se assemelhar à ração distribuída nos campos de concentração. Mas aqueles abrigos, organizados pelos Bielski na floresta, foram dos poucos lugares onde um judeu europeu podia ser livre durante a 2ª grande guerra.
A fotografia é bonita, o que não surpreende, sabendo-se que o responsável é Eduardo Serra (Moça com Brinco de Pérola, Amor além da Vida, A Viuva de Saint-Pierre).  A floresta da Lituânia, onde foi realizada a gravação, se presta maravilhosamente às artes do lisboeta.  O desempenho de Liev Schreiber, como Zus Bielski, e Jamie Bell, como o irmão caçula Asael, se destacam.  Daniel Craig está correto como o líder do acampamento.  Vingança, família, luta pela sobrevivência, humanização e seus limites, liderança, são alguns temas apresentados neste filme.
Diretor: Edward Zwick
Roteiro: Clayton Frohman, Edward Zwick, baseado no livro de Nechama Tec: The Bielski Partisans
Música: James Newton Howard
Fotografia: Eduardo Serra
Elenco: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Alexa Davalos, Allan Corduner, Mia Wasikowska
 
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 Postagens
Postagens
 
 





2 comentários:
Gostei muito da interpretação do Daniel Craig e a fotografia do filme é simplesmente deslumbrante. Mas ainda é um filme do Edward Zwick, ou seja repleto de pieguices e momentos desnecessários.
Concordo 100% quanto às cenas de pieguice, Wanderley. Vou até checar os outros filmes do Zwick...
Postar um comentário