Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 1 de agosto de 2009

Um Ato de Liberdade

Defiance
(2008) 137 min (14 anos)


Bielo-Russia - Um "Ato de Liberdade" começa com gravações, em preto e branco, de nazistas perseguindo e matando judeus. O inusitado começa depois: judeus se refugiando na floresta, se organizando e sobrevivendo. O grupo chefiado pelos irmãos Tuvia, Zus e Asael Bielski foi o maior e mais bem-sucedido da resistência. No final da guerra eram 1200 e contam-se em milhares os seus descendentes.

A ação do filme focaliza a busca por comida, ataques aos inimigos, despistamento e fuga, além de romances e brigas dentro da comunidade. Alimentar tantas bocas era uma das tarefas mais difíceis para os administradores do grupo. As refeições escassas, à base de batata, ou do que aparecesse, podia se assemelhar à ração distribuída nos campos de concentração. Mas aqueles abrigos, organizados pelos Bielski na floresta, foram dos poucos lugares onde um judeu europeu podia ser livre durante a 2ª grande guerra.

A fotografia é bonita, o que não surpreende, sabendo-se que o responsável é Eduardo Serra (Moça com Brinco de Pérola, Amor além da Vida, A Viuva de Saint-Pierre). A floresta da Lituânia, onde foi realizada a gravação, se presta maravilhosamente às artes do lisboeta. O desempenho de Liev Schreiber, como Zus Bielski, e Jamie Bell, como o irmão caçula Asael, se destacam. Daniel Craig está correto como o líder do acampamento. Vingança, família, luta pela sobrevivência, humanização e seus limites, liderança, são alguns temas apresentados neste filme.

Diretor: Edward Zwick
Roteiro: Clayton Frohman, Edward Zwick, baseado no livro de Nechama Tec: The Bielski Partisans
Música: James Newton Howard
Fotografia: Eduardo Serra
Elenco: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Alexa Davalos, Allan Corduner, Mia Wasikowska

2 comentários:

Wanderley Teixeira disse...

Gostei muito da interpretação do Daniel Craig e a fotografia do filme é simplesmente deslumbrante. Mas ainda é um filme do Edward Zwick, ou seja repleto de pieguices e momentos desnecessários.

Stella disse...

Concordo 100% quanto às cenas de pieguice, Wanderley. Vou até checar os outros filmes do Zwick...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner