Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Apenas uma Vez

Once *
(2006) 86 min (12 anos)



"Posso levar minha mãe?"

Irlanda - Um violonista toca em Grafton Street, uma das principais ruas de pedestre de Dublin. Ele quer manter viva sua música pois, para sobreviver, conserta aspiradores de pó na oficina do pai. Certa tarde, uma vendedora de rosas vermelhas deposita 10 cents na caixa que o músico deixa aberta para receber doações. Ela é simpática, estrangeira e faz perguntas. Aos poucos nasce entre eles uma verdadeira amizade, em torno do amor à música.

Sempre quis visitar Dublin, especialmente pelo que dizem dos irlandeses, que são os baianos da Europa, amigáveis, alegres, e descansados. Todo filme passado na Irlanda já ganha 5 pontos comigo, só para começar. No mínimo, vou desvendar os detalhes da paisagem e descobrir mais sobre a cultura local. "Apenas uma Vez" foi uma surpresa agradável também pela personalidade encantadora dos personagens, simples, afetuosos, naturais, dignos e corretos. Os modos cordiais e modestos da jovem tcheca permitem que se relacione bem com todos.

É um filme despretensioso, que trata com carinho as pessoas comuns, no seu ambiente familiar. Quanto às músicas, são inseridas com naturalidade. Apreciei-as mais quando assisti o filme pela segunda vez. Quem tem ouvido musical, talvez goste de primeira.

Curiosidade:
* Os vôos da irlandesa Ryanair são os mais baratos da Europa. Podem custar 1 euro + taxas. Mas o conforto é quase igual a viajar em pé de ônibus. O músico preferiu acomodar seu violão na Aer Lingus...

* "O diretor John Carney foi músico antes de tornar-se cineasta. Na verdade, ele tocou baixo, entre 1991 e 1993, na banda 'The Frames', fundada por Glen Hansard", que interpreta o violonista irlandes em "Apenas uma Vez". (Decine21)

Grafton Street

Diretor: John Carney
Roteiro: John Carney
Música: Glen Hansard e Markéta Irglová
Fotografia: Tim Fleming
Elenco: Glen Hansard, Markéta Irglová, Bill Hodnett, Danuse Ktrestova, Marcella Plunkett

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

Um comentário:

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.[88]


Personagem com importância tem de ter nome?Quase ninguém tem nome no filme,e como Glen Hansard("Guy") e Markéta Irglová("Girl") só fizeram um filme,"Apenas uma vez",como uma cena anunciará **SPOILER LEVÍSSIMO* "Apenas uma vez,apenas uma vez..." é o que a "Girl" pediu meio em súplica para dar uma volta na moto que o "GUY" pegou sem que o pai dele soubesse: **FIM DE SPOILER LEVÍSSIMO*

Gostei da sublimação musical que é o filme,onde o que eles não conseguem dizer,eles cantam(e como!).Tá certo que 10 cents não é muito(Pela profissão da "Girl" se sabe o motivo),porém sublimação é sublimação;uns cantam,uns veem filmes,uns escrevem/comentam em blogs etc. ^^ E retomando ao musical,o interessante é que se você não for fluente em inglês para ver sem legendas,eles explicam após e a sensação na música passada na música é forte... Gostei 'D 1ª' e nem sei quanto meu ouvido é musical;devia ter um teste para isso. ;)

Nessa curiosidade de voos a preços populares,lembrou-me o filme Uma Festa no Ar - Um Vôo Muito Louco(ou Soul Plane de 2004,no título original),possui uma cena rápida que é o próprio viajar de pé no ônibus,com lugar para segurar e tudo;muita engraçada a surpresa que ela provoca no conceito de classe econômica. lol No entanto,aviso que o filme não é nada de cult.

* Notas:
1 - Questão: Já viu "mesmo se nada der certo(Begin Again)"?É com o mesmo diretor/roteirista = John Carney.
2 - Se for chegada em vlogs ao menos um pouquinho do que nutre pela Irlanda,por ventura goste da "E-Dublin TV": https://www.youtube.com/user/edublinTV/featured

**SPOILER DO FINAL* "Posso levar minha mãe?"É;ele declinou... mas ainda assim foi um final honesto e digno ao cantor e à pianista.
**FIM DE SPOILER DO FINAL*

" FEEL GOOD movie... "


Tchau.[88]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner