Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Apenas uma Vez

Once *
(2006) 86 min (12 anos)



"Posso levar minha mãe?"

Irlanda - Um violonista toca em Grafton Street, uma das principais ruas de pedestre de Dublin. Ele quer manter viva sua música pois, para sobreviver, conserta aspiradores de pó na oficina do pai. Certa tarde, uma vendedora de rosas vermelhas deposita 10 cents na caixa que o músico deixa aberta para receber doações. Ela é simpática, estrangeira e faz perguntas. Aos poucos nasce entre eles uma verdadeira amizade, em torno do amor à música.

Sempre quis visitar Dublin, especialmente pelo que dizem dos irlandeses, que são os baianos da Europa, amigáveis, alegres, e descansados. Todo filme passado na Irlanda já ganha 5 pontos comigo, só para começar. No mínimo, vou desvendar os detalhes da paisagem e descobrir mais sobre a cultura local. "Apenas uma Vez" foi uma surpresa agradável também pela personalidade encantadora dos personagens, simples, afetuosos, naturais, dignos e corretos. Os modos cordiais e modestos da jovem tcheca permitem que se relacione bem com todos.

É um filme despretensioso, que trata com carinho as pessoas comuns, no seu ambiente familiar. Quanto às músicas, são inseridas com naturalidade. Apreciei-as mais quando assisti o filme pela segunda vez. Quem tem ouvido musical, talvez goste de primeira.

Curiosidade:
* Os vôos da irlandesa Ryanair são os mais baratos da Europa. Podem custar 1 euro + taxas. Mas o conforto é quase igual a viajar em pé de ônibus. O músico preferiu acomodar seu violão na Aer Lingus...

* "O diretor John Carney foi músico antes de tornar-se cineasta. Na verdade, ele tocou baixo, entre 1991 e 1993, na banda 'The Frames', fundada por Glen Hansard", que interpreta o violonista irlandes em "Apenas uma Vez". (Decine21)

Grafton Street

Diretor: John Carney
Roteiro: John Carney
Música: Glen Hansard e Markéta Irglová
Fotografia: Tim Fleming
Elenco: Glen Hansard, Markéta Irglová, Bill Hodnett, Danuse Ktrestova, Marcella Plunkett

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner