Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Avatar

Avatar * * *
(2009) 161 min (12 anos)



Ano 2154 - Jake Sully é um veterano de guerra paraplégico. Sua aposentadoria não é suficiente para pagar uma cirurgia que lhe devolva os movimentos. No hospital em que está internado, é oferecida ao fuzileiro naval uma oportunidade de voltar a andar. Para isso será preciso substituir seu irmão gêmeo Tom, assassinado uma semana antes de viajar. O cientista fôra contratado pela companhia RDA para trabalhar num planeta alguns anos luz distante da Terra. Habitada pelos Na'vi, longilíneos humanóides de pele azul e olhos amarelos, Pandora possui Unobtanium em abundância, um mineral que pode resolver a crise de energia dos terráqueos. Mas os Na'vis são ágeis, fortes e usam flechas com uma neurotoxina que paralisa o coração num minuto.

A missão de Jake será controlar remotamente um Avatar, corpo híbrido de humano e Na'vi, para fazer contato com os nativos de Pandora e ganhar sua confiança. Enquanto isso, o detestável chefe da segurança, coronel Miles Quaritch, e seu grupo de mercenários, aguarda o momento de dominar o planeta, custe o que custar.

Além de divertido, "Avatar" é um espetáculo visual delirante, especialmente na versão tridimensional. James Cameron soube usar os mais modernos recursos de computação gráfica para criar cenas de grande beleza e emoção. Pandora parece o paraíso. Na TV perde-se algo do impacto, da imersão na tela grande do cinema, mas ganha-se o controle sobre a imagem, sendo possível pausar para observar melhor os detalhes. A mensagem do filme permanece: pacifista, de respeito a outras culturas e ao meio-ambiente. Só sobreviveremos como espécie se preservarmos a natureza e os ensinamentos de nossos antepassados. Mais "verde" impossível. Não é à toa que o diretor e roteirista James Cameron veio protestar contra a usina hidrelétrica de Belo Monte.

Curiosidades:
* Os Na'vi têm 4 dedos e não possuem sobrancelhas. Os Avatars têm sobrancelhas, peito e braços mais largos e 5 dedos nas mãos e nos pés.

* O linguista Paul R. Frommer criou 1000 palavras para a língua Na'vi. James Cameron queria que a linguagem fosse fácil de pronunciar, mas que não se parecesse com nenhuma das línguas humanas.

* "Avatar" em sânscrito significa encarnação.

* O filme tem 40 % de ação ao vivo e 60% de computação gráfica.

* Filmado no Havaí (floresta tropical), Califórnia e Nova Zelândia.

* O inglês Sam Worthington disse que foi mais fácil aprender a língua Na'vi do que a pronúncia americana.



Diretor: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Música: Jamer Horner
Fotografia: Mauro Fiore
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Stephen Lang, Giovanni Ribisi, CCH Pounder, Joel Moore, Wes Studi, Laz Alonso
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner