Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Rainha

The Queen * * *
(2006) 103 min (Livre)

Inglaterra - Os membros da realeza são treinados a seguir o protocolo e não demonstrar seus sentimentos.  Servir o povo é a primeira missão do monarca inglês.  Quando Lady Di morre, num acidente de carro em Paris, já estava separada do herdeiro do trono da Inglaterra e não usava mais o título de Princesa de Gales.  Mas seria sempre princesa no coração dos ingleses e de admiradores em todo o mundo.  

Pensando proteger os netos William e Harry da exposição pública, Elizabeth II permanece com eles no Castelo de Balmoral, seu refúgio de verão, na Escócia.  Mas os ingleses não se conformam e cabe ao estreante Tony Blair, Primeiro Ministro do Partido Trabalhista em 18 anos, mostrar à experiente soberana os passos a seguir para não perder contato com seu povo.

O filme de Stephen Frears é para ser assistido muitas vezes.  Só assim para pegar as nuances das interpretações dos protagonistas, reparar na riqueza de detalhes, no bom-gosto do cenário, na bela fotografia do carioca Affonso Beato, além de emocionar-se com as imagens de arquivo da alegre e linda Diana Spencers, com a multidão prestando suas homenagens ou a chegada dos convidados para o funeral na Abadia de Westminster. 'A Rainha ' é uma dessas obras imperdíveis.  A beleza do Castelo de Balmoral e seus arredores merecem uma visita.  Neste ambiente Elizabeth II parecia mais à vontade, vestindo sapatos resistentes e roupas esportivas, dirigindo seu Range Rover. 

Balmoral Castle

Curiosidades:
* A performance de Helen Mirren como Rainha Elizabeth II recebeu aplausos de pé durante 5 minutos, na première do filme no Festival de Veneza.

* Muitas partes do filme são vida real.  Inclui várias entrevistas de Diana à imprensa, cenas externas em Buckingham Palace: exibição das flores levadas pelos fãs da princesa, assim como as pessoas na multidão sendo entrevistadas.  Durante o funeral, as celebridades são filmadas chegando na Abadia: Pavarotti, Elton John, Tom Cruise, Steven Spielberg, Nicole Kidman. O irmão de Diana lê seu emocionado discurso.

* Dizem que a Rainha Elizabeth recusou-se a assistir o filme, pois não queria reviver uma das piores semanas da sua vida.

Diretor: Stephen Frears
Roteiro: Peter Morgan
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Affonso Beato
Elenco: Helen Mirren, Michael Sheen, Alex Jennings, James Cromwell, Roger Allam, Sylvia Syms, Douglas Reith, Gray O'Brien, Helen McCrory, Mark Bazeley, Jake Taylor Shantos, Dash Barber
Distribuidora: Europa Filmes

2 comentários:

Gustavo disse...

Envergonho-me de ainda não tê-lo visto.

Stella disse...

Grande oportunidade, Gustavo. Aproveite bem a emoção de assistir pela primeira vez.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner