Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 2 de junho de 2012

Albert Nobbs

Albert Nobbs *
(2011) 113 min (14 anos)
"Uma vida sem decência é insuportável"

cinema marcado
Irlanda, século XIX - Os olhos azuis do mordomo de meia-idade do Hotel Morrison captam os menores detalhes. Albert Nobbs é atento, polido, eficiente e seu rosto, muito de acordo com as regras da gerência, parece desprovido de qualquer emoção. Essa impassividade só é perturbada quando Albert é informado pela sra. Marge Baker, proprietária do estabelecimento, que deverá  dividir o quarto por uma noite com Hubert Page, pintor de paredes que executa um serviço temporário no hotel.

O discreto mordomo tem dois motivos importantes para temer partilhar a cama com um homem desconhecido. Sob o assoalho do quarto, Nobbs guarda as economias de sua vida, que pretende investir numa loja. E, sob seu impecável traje escuro, esconde um corpo de mulher. Uma noite tensa e reveladora trará consequências inesperadas para a existência do meticuloso, ingênuo e assexuado Albert Nobbs.

Que filme triste! Em termos de tragédia, chegou perto de Dançando no Escuro (Dancing in the Dark), de Lars von Trier. Difícil imaginar um personagem mais solitário do que Albert, que procura segurança numa personalidade masculina. Sua tragédia se explica nos rigores do século XIX. Nos dias de hoje dificilmente suas origens seriam um problema. Se quisesse descobrir o paradeiro de sua família, talvez bastasse colocar a foto da bela progenitora na busca de imagem do Google. 

E, SE fosse realmente uma pessoa com distúrbio de identidade, Nobbs atualmente até encontraria proteção na sociedade. Travestis e transexuais estão se tornando cada vez mais visíveis em eventos ou notícias do jornal e da TV ocidental. Em algum tempo, talvez deixem de ser olhados com espanto ou escândalo. Mas continua  inimaginável para a maioria de nós o estresse que significa vigiar constantemente a voz e aparência, temendo parecer estranho ao olhar alheio, sobretudo frente à dúvida franca das crianças. É uma condição misteriosa diante da qual se deve responder com respeito e tolerância. Albert Nobbs é um filme interpretado e executado com arte, que recebeu prêmios na Irlanda, no Japão, e na Espanha (Festival de San Sebastian). Todo o elenco feminino merecia ser premiado.

Diretor: Rodrigo Garcia
Roteiro: Glenn Close e John Banville, baseado no conto do escritor irlandês George Moore (1852-1933)
Musica: Brian Byrne
Fotografia: Michael McDonough (Inverno da Alma)
Elenco: Glenn Close, Mia Wasikowska, Janet McTeer, Pauline Collins, Bronagh Gallagher, Aaron Johnson, Brendan Gleeson, Jonathan Rhys Meyers, Maria Doyle Kennedy, Brenda Fricker, Phyllida Law
Distribuidora: Paris Filmes
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner