Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Elysium

Elysium
(2013) 109 min (16 anos)

File:Elysium Poster.jpg
EUA - Depois de terem participado da devastação de nosso planeta, os milionários retiraram-se para Elysium, uma estação espacial que orbita acima da Terra, onde as condições de vida são paradisíacas. Entre amplos gramados e piscinas, cada uma das luxuosas mansões possui uma câmara onde se cura qualquer doença conhecida, e até se refazem partes do corpo. A secretária Delacourt Rhodes encarrega-se da segurança e sua tarefa primordial é impedir que imigrantes ilegais alcancem a luxuosa estação. Na Terra, a miséria e a falta de assistência médica são tão generalizadas que pessoas desesperadas estão sempre tentando chegar a Elysium, para tratar-se ou cuidar de alguém querido, mesmo correndo o risco de serem presas ou mortas.

Max mora numa favela de Los Angeles e contamina-se com radiação num acidente de trabalho. Sua única esperança é recorrer a Spider, o homem que comanda o centro clandestino que envia imigrantes para a estação espacial. Max tem cinco dias para chegar a Elysium antes de morrer, por isso aceita sequestrar o executivo que tem as senhas para abrir as portas da estação orbital. Para impedi-lo de alcançar esse objetivo, a secretária Delacourt aciona o cruel agente Kruger.

Assim que terminou "Elysium", meu genro comentou: - "É a mistura de "Gattaca" com "Distrito 9". Não deixa de ser, com um toque de "Wall-E" na história. Dado o meu amor pelo gênero sci-fi, fui assistir "Elysium" no cinema e, se não me encantei, também não me arrependi. A direção de arte totalmente me convenceu. Revisto em casa, o filme perdeu um pouco do impacto visual da tela grande, mas ganhou nos desempenhos, pois tinha achado excessivamente frenético Spider, o personagem de Wagner Moura. Alice Braga está correta como Frey, a amiga de infância de Max. Difícil é não odiar o abominável Kruger.

Com uma boa tigela de pipoca, "Elysium" pode prender a atenção de todos na sala. E ainda induz à reflexão sobre a importância da amizade - vale mais do que poder e dinheiro - e a necessidade de prover igualdade de oportunidades e condições de vida decente para todos. De acordo com a frase de Andrew Carnegie, dono da maior fortuna da América no final do século XIX: "Morrer rico é uma desgraça." Em artigo no Globo de domingo (19/1/14), Elio Gaspari conta que, antes de morrer, Carnegie distribuiu bilhões de dólares, em dinheiro de hoje. No mesmo artigo, o jornalista divulga o trabalho do "Primeira Chance", grupo que seleciona alunos pobres com ótimo desempenho escolar e lhes garante vaga nas melhores escolas de ensino médio da cidade. Os "colégios dão os livros, e o Primeira Chance cobre as despesas de material, transporte e alimentação. Em alguns casos, pagam também a hospedagem num pensionato". Andrew Carnegie e o Primeira Chance concordam com a canção de Jobim: é impossível ser feliz sozinho.
O malvado Kruger assusta Frey

Diretor: Neill Blomkamp
Roteiro: Neill Blomkamp
Musica: Ryan Amon
Fotografia: Trent Opaloch
Elenco: Matt Damon, Alice Braga, Jodie Foster, Sharlto Copley, Diego Luna, Wagner Moura, William Fichtner, Valentina Giros, Maxwell Perry Cotton, Brandon Auret, Emma Tremblay
Distribuidora: Sony Pictures

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner