(2013) 105 min (14 anos)
México - Namorados desde sempre, Carmen e Alfredo vivem felizes em Satélite, um município próximo à Cidade do México. Eles se amam como companheiros de cama e mesa, cúmplices na intimidade e na preferência por donuts e tacos. Chamam-se carinhosamente de "Gordo" e "Gorda", gostam de estar juntos e de sair vestidos de forma idêntica, usando agasalhos vermelhos com logotipo da GAP. Quando Alfredo é promovido no trabalho, os dois precisam se mudar para a capital e se adaptar à vida na metrópole, onde as pessoas praticam o culto ao corpo ... magro.
Logo na primeira festa para funcionários do banco, Carmen está no banheiro e ouve duas colegas do marido fazendo comentários desagradáveis sobre a silhueta farta do casal. Para arrematar a piada uma delas acrescenta: "Ela parece saída de um quadro de Botero." Depois de pesquisar no Google os quadros do pintor, a jovem decide entrar num programa de emagrecimento, sem ter ideia das consequências desta resolução para a felicidade de ambos. Se Alfredo consegue emagrecer com facilidade, Carmen ainda adiciona quilos extras aos já existentes. Para evitar expor seu peso diante do grupo, resolve subornar com bolinhos a moça da balança. Enquanto o marido se torna mais elegante, a jovem esposa passa a ter vergonha do próprio corpo; ela se sente deslocada, no inferno. Sua única alegria são as aulas do curso de comida galega, que começou a frequentar no lugar da ioga. As alunas cozinham, conversam e cantam, reproduzindo um ambiente familiar do qual ela andava sentindo falta. Será possível para Carmen voltar a viver num paraíso?
"Paraíso" foi pouco avaliado no IMDB. Entre os 174 usuários que deram notas ao filme, apenas 3 eram menores de 18 anos, mas os três atribuíram notas altas. Os outros 171 votantes foram muito severos! Uma reação surpreendente para uma produção agradável, cuidada, bem dirigida, e interpretada por protagonistas simpáticos. Em compensação, o crítico Renato Hermsdorff, do site AdoroCinema, gostou do filme. "Paraíso" cativa e diverte, vale conferir.
* Este é o filme de estreia de Daniela Rincón. Ela foi escolhida entre 800 candidatas para o papel de Carmen.
Roteiro: Mariana Chenillo, baseado em um conto de Julieta Arévalo
Musica: Dario Gonzalez Valderrama
Fotografia: Yarom Orbach
Designer de Produção: Hania Robledo
Diretor de Arte: Carlos Benassini
Vestuário: Adela Cortázar
Elenco: Daniela Rincón, Andrés Almeida, Camila Selser, Beatriz Moreno, José Sefami, Luis Gerardo Mendez, Anabel Ferreira
Distribuidora: Imovision
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário