Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

A Aldeia dos Amaldiçoados

Village of the Damned * 
(1960) 77 min (16 anos)

Inglaterra - Um pastor e seu cachorro atravessam o campo, acompanhando o pequeno rebanho de ovelhas. Passam ao lado do tratorista que revolve a terra da propriedade do professor Gordon Zellaby. Dentro da casa, o cientista acaricia a cabeça do pastor alemão de pelo claro, deitado perto da lareira. Zellaby está ligando para seu cunhado, o major Alan Bernard, quando para de falar subitamente, larga o telefone e desfalece sobre o tapete. O cão Bruno também perde os sentidos. Do lado de fora, o trator dá voltas sem controle até bater numa árvore, pois o motorista está inconsciente. Todos os moradores e animais da aldeia de Midwich estão desacordados, quando o sino da Igreja bate as 11 horas da manhã. 

O major Bernard pega seu carro e dirige em direção à vila, quando passa por um policial de bicicleta. O oficial veio indagar sobre o destino de um ônibus que nunca chegou de Midwich. Os dois vêem que o veículo saiu da estrada mais adiante. Os passageiros permanecem dentro do ônibus, mas não se movem. Ao se aproximar, o guarda desmaia. Alan entra no carro e retorna para avisar as autoridades. Notificado, o exército toma conta da situação, sem avisar a imprensa, para não causar pânico. Às 14:50 uma vaca levanta no pasto, o policial desperta, as pessoas saem do ônibus e todos acordam na pequena cidade. A situação parece ter voltado à normalidade. 

Algumas semanas depois, todas as mulheres férteis de Midwich se descobrem grávidas. Examinada com raio X, a esposa do professor Zellaby não se tranquiliza pelo fato do bebê ser perfeito. Anthea e as outras mulheres suspeitam que essas crianças não sejam filhas de seus maridos. Meses depois, elas dão à luz bebês louros de olhos estranhos. Aos 4 meses, as crianças agem como se tivessem 18. Com 1 ano de idade, o que uma aprende todas as outras sabem. Quando descobre que são capazes de ler os pensamentos e controlar a vontade alheia, o professor Gordon percebe o perigo que Midwich e o mundo estão correndo.

Assisti "A Aldeia dos Amaldiçoados" saindo da infância e o filme me impressionou muitíssimo; foi um dos poucos dos quais lembrava em detalhes, do princípio ao fim. Revi essa semana e, com exceção do exame de Raio X em mulheres grávidas, nada me pareceu inadequado ou supérfluo. A doçura dos olhos de Barbara Shelley transmite toda a perplexidade de uma mãe surpresa diante da falta de receptividade afetiva de seu pimpolho. A direção sóbria e eficiente do alemão Wolf Rilla ainda provoca suspense. "A Aldeia dos Amaldiçoados" de 1960 é um clássico. 

Curiosidade:
* As perucas louras usadas pelas crianças foram feitas de forma a parecer que elas possuíam um crânio maior do que o normal.

* A tradução do título do livro no qual o filme se inspira é "Os Cucos de Midwich". Cucos são pássaros que colocam seus ovos em ninhos de outras aves, que os criam junto com os seus. Os filhotes de cuco frequentemente matam seus companheiros de ninho para receber mais alimento e atenção dos pais adotivos.(imdb)

* O efeito sinistro que fazia brilhar os olhos das crianças, quando em uso de seus poderes, foi criado com a sobreposição da imagem do negativo sobre a pupila dos pequenos atores. "O brilho nos olhos das crianças foi um recurso inserido para o mercado americano, enquanto os ingleses ficaram com uma versão mais sutil da execução dos poderes alienígenas. É difícil imaginar o filme sem esse traço característico." ("Devo Tudo ao Cinema")

Diretor: Wolf Rilla
Roteiro: Stirling Silliphant, Wolf Rilla, Ronald Kinnoch, baseado no livro "The Midwich Cuckoos" de John Wyndham
Musica: Ron Goodwyn
Fotografia: Geoffrey Faithfull
Diretor de Arte: Ivan King
Elenco: George Sanders, Barbara Shelley, Martin Stephens, Michael Gwynn, Laurence Naismith, John Phillips
Distribuidora: Versátil

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre quis ver esse filme! Tinha até me esquecido dele. Vou procurar ele!

http://filme-do-dia.blogspot.com.br/

Stella disse...

Espero que goste tanto quanto eu, Kahlil! Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner