Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Concorrência Desleal

Concorrenza Sleale * *
Unfair Competition
(2001) 106 min (12 anos)



Italia - 2 de fevereiro de 1938, 16º ano da Era Fascista, a vida continua boa no canto de Roma em que moram os meninos Lele e Pietro. Amigos de casa e escola, os dois se comunicam, visitam e brincam o dia inteiro. Até partilham a hora do óleo de fígado de bacalhau, mas os pais são lojistas concorrentes. Umberto Melchiorri é o elegante proprietário de uma alfaiataria tradicional. Leone DellaRocca abriu um armarinho há dois anos e irritou o vizinho quando começou a vender roupas prontas com preços mais baixos. Leone é ágil na arrumação das vitrines e nas respostas. Umberto sofre de "l'esprit d'escalier", pois só descobre o que poderia ter dito quando já é tarde demais, quando já está descendo as escadas.

Umberto é católico e Leone é judeu. Isso não faz a menor diferença, todos são italianos, até que acontece a visita de Hitler a Mussolini. A partir de então, Il Duce aperta o cerco à comunidade judaica, que vai perdendo seus direitos progressivamente. Pietro e Lele já não podem ir juntos ao colégio, a vida mudou.

Os filmes de Ettore Scola fazem bem à alma! São cheios de vida e afeto. Agradeço à Aline, nossa professoressa de italiano, ter sugerido vários dos exemplares do cinema italiano para o By Star. Vou vasculhar as estantes da locadora em busca de mais Scola!

Desde que alguns competentes cinéfilos brasileiros e portugueses encerraram seus blogs, e meu amigo Tomás começou a estudar cinema, deixando o trabalho na locadora, estou em perigo de só escolher os últimos lançamentos, de preferência de 2008 para cá. É curioso que sejam os jovens a me sugerir os filmes clássicos. Costumo confiar nas indicações deles porque não podem ser fruto de algum saudosismo nostálgico. Poucas vezes me decepcionei.

Curiosidade:
* "Concorrência Desleal" foi rodado na Cinecittà. Alguns dos sets foram aproveitados por Martin Scorcese em "Gangues de Nova Iorque".

Diretor: Ettore Scola
Roteiro: Ettore Scola & Furio Scarpelli e Silvia Scola & Giacomo Scarpelli
Música: Armando Trovajoli
Fotografia: Franco Di Giacomo
Elenco: Diego Abatantuono, Sergio Castellitto, Gérard Depardieu, Walter Dragonetti, Antonella Attili, Jean Claude Brialy, Elio Germano, Sabrina Impacciatore, Gioia Spaziani, Anita Zagaria
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner