Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Fita Branca

Das Weisse Band * * *
(2009) 145 min (16 anos)



Alemanha, 1913 - A vida no bucólico vilarejo protestante do norte da Alemanha é muito ordenada, até que acontecimentos estranhos e violentos começam a se suceder, frutos de uma mente doentia que não respeita pessoas ou animais. Os adultos exigem um comportamento exemplar das crianças, mas será que eles dão o exemplo? Na casa principal a baronesa ensaia nova música ao piano, na escola o professor está treinando o coral de estudantes para a Crisma, os trabalhadores cumprem suas tarefas cotidianas. Tudo parece tão banal e, contudo, há uma realidade oculta, latente, que afronta a normalidade. Será que a comunidade tem interesse em conhecê-la?

O diretor Michael Haneke é formado em Psicologia, Filosofia e Teatro pela Universidade de Viena. Através de sua obra gosta de debater a violência e as perversões humanas. "A Fita Branca" magnetiza e perturba, é uma obra de arte para ser levada a sério. Ilustra a gênese da crueldade, os riscos de uma educação rígida, desprovida de afeto, empatia e comunicação. Mas não é uma história desprovida de esperança. O amor puro do professor pela babá e a generosidade e desprendimento do filho pequeno do pastor ilustram a bondade de que também é capaz o coração humano.

A fotografia é bela, impactante. O filme foi gravado a cores e alterado para preto e branco na pós-produção. Mais de 7 mil testes foram feitos para a escolha de crianças com talento, cujo tipo correspondesse às imagens do período. E o resultado é admirável, embora eventualmente tenha feito alguma confusão entre os meninos, pois alguns ficaram parecidos.



Diretor:
Michael Haneke
Roteiro: Michael Haneke
Fotografia: Christian Berger
Direção de Arte: Anja Müller
Edição: Monika Willi
Elenco: Christian Friedel, Ernst Jacobi (voz do narrador), Leonie Benesch, Ulrich Tukur, Ursina Lardi, Fion Mutert, Burghart Klaussner, Steffi Kühnert, Maria-Victoria Dragus, Leonard Proxauf, Janina Fautz, Rainer Bock, Roxane Duran, Eddy Grahl
Distribuidor: Imovision

3 comentários:

bruno knott disse...

Só li elogios para o filme!!!

Acredita que ainda não assisti?

Stella disse...

Certamente acredito, Bruno. Você é um doutor ocupado!

Rafael Carvalho disse...

Acho sensacional esse filme, bruto e potente como sabe ser o cinema do Haneke. E o que acho mais interessante é que se trata de um filme em que a violência é latente na história, mas nunca a vemos, nunca a presenciamos frontalmente, como se esse "mal" estivesse ali presente, mas sem uma definição, como algo identificável. Por isso ele persiste. Maravilhoso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner