Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Don Zeno - O Fundador de Nomadelphia

Don Zeno - L'uomo di Nomadelfia *
(2008) 105 min (Livre) feito para TV



Italia - Zeno Saltini nasceu em Fossoli (30/8/1900), numa família de agricultores. Era o nono filho de doze irmãos. Pensando tornar-se advogado, formou-se na Universidade Católica de Milão, mas a vocação para o sacerdócio falou mais alto. Saltini tornou-se padre e foi nomeado pároco da cidade de San Giacomo Roncole, onde usou toda sua criatividade para atrair os moradores para a Igreja. Acreditava que o cinema era um meio importante de comunicar idéias ao povo. Em 22 de janeiro de 1933 inaugurou na cidade uma sala de cinema com som, uma das primeiras da região. O principal convidado foi o Bispo Monsenhor Giovanni Pranzini, seu orientador e protetor.

Don Zeno foi mais conhecido pelo trabalho de acolhimento de crianças abandonadas e pela criação de Nomadelfia, uma comunidade igualitária nos moldes das primeiras do Cristianismo. Por essas iniciativas foi perseguido pelos fascistas italianos, pelo governo pós-guerra, e por grupos de dentro da própria Igreja Católica. Seu trabalho só teve o devido reconhecimento quando João Paulo II tornou-se Papa.


João Paulo II comprimenta Don Zeno

"Don Zeno, o Fundador de Nomadelphia" é um filme ágil, bem feito, com ótimo elenco. Pode ser encontrado na locadora Guimarães, em Laranjeiras. Ou comprado na 2001 Vídeo, por R$ 29,90.

Para mais informações sobre a vida de Don Zeno é só pesquisar os sites italianos Nomadelfia e Don Zeno. O generoso padre morreu de enfarto em 15 de janeiro de 1981. De acordo com notícia da Radio Vaticana, a Conferência Episcopal da Toscana deu assentimento para a abertura do processo de beatificação de Don Zeno Saltini. As antigas restrições foram finalmente removidas.



Diretor: Gianluigi Calderone
Roteiro: Giuseppe Badalucco, Nicola Badalucco, Franca de Angelis
Música: Paolo Vivaldi
Fotografia: Cesare Bastelli
Elenco: Giulio Scarpati, Andrea Tidona, Maddalena Crippa, Urbano Barberini, Isabella Briganti, Nicolas Tenerani
Edição: Valentina Romano
Distribuidora: Casablanca Filmes
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner