Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Jantar

La Cena *
(1998) 96 min (12 anos)



Itália - "O Jantar" acompanha a jornada de trabalho no restaurante "Arturo al Portico", da hora em que abre ao momento em que os proprietários relaxam, jogando cartas com um pequeno grupo de clientes habituais. Quem comanda a equipe do "Arturo al Portico" é a tranquíla Flora, vivida por Fanny Ardant. A câmera vai captando os diálogos de mesa em mesa, com várias incursões na cozinha, onde reina o rabugento chef Duilio. Só quem sabe lidar com o idoso cozinheiro é o hábil chefe dos garçons. Familias, turistas e vários tipos da classe média italiana são servidos no ambiente acolhedor da bela casa, onde vivem um pouco de seus dramas e alegrias. Um dos destaques é o Maestro Pezzullo, interpretado por Vittorio Gassman, em seu penúltimo papel no cinema.


Vittorio Gassman sentado à mesa, no papel de professor Pezzullo

A edição ágil torna o filme de Ettore Scola agradável como estar com amigos íntimos, que exercitam a convivência diante da boa mesa. Predomina o prazer da rotina confortadora sobre os conflitos cotidianos. Meu momento favorito foi o belíssimo concerto de harpa e flauta.

Aparentemente, a voz de Fanny Ardant foi dublada por uma italiana, pois o timbre é diferente do que me lembro da artista francesa. Para mim, essas dublagens sempre resultam estranhas, mas, passados os primeiros momentos, deu para esquecer.



Diretor:
Ettore Scola
Roteiro: Ettore Scola e Furio Scarpelli e Silvia Scola e Giacomo Scarpelli
Música: Armando Trovajoli
Fotografia: Franco Di Giacomo
Elenco: Vittorio Gassman, Fanny Ardant, Giancarlo Giannini, Antonio Catania, Francesca d'Aloja, Ricardo Garrone, Stefania Sandrelli, Marie Gillain, Eros Pagni, Nello Mascia, Adalberto Maria Merli, Corrado Olmi
Distribuidora: Grupo Paris Filmes
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner