Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Don Zeno - O Fundador de Nomadelphia

Don Zeno - L'uomo di Nomadelfia *
(2008) 105 min (Livre) feito para TV



Italia - Zeno Saltini nasceu em Fossoli (30/8/1900), numa família de agricultores. Era o nono filho de doze irmãos. Pensando tornar-se advogado, formou-se na Universidade Católica de Milão, mas a vocação para o sacerdócio falou mais alto. Saltini tornou-se padre e foi nomeado pároco da cidade de San Giacomo Roncole, onde usou toda sua criatividade para atrair os moradores para a Igreja. Acreditava que o cinema era um meio importante de comunicar idéias ao povo. Em 22 de janeiro de 1933 inaugurou na cidade uma sala de cinema com som, uma das primeiras da região. O principal convidado foi o Bispo Monsenhor Giovanni Pranzini, seu orientador e protetor.

Don Zeno foi mais conhecido pelo trabalho de acolhimento de crianças abandonadas e pela criação de Nomadelfia, uma comunidade igualitária nos moldes das primeiras do Cristianismo. Por essas iniciativas foi perseguido pelos fascistas italianos, pelo governo pós-guerra, e por grupos de dentro da própria Igreja Católica. Seu trabalho só teve o devido reconhecimento quando João Paulo II tornou-se Papa.


João Paulo II comprimenta Don Zeno

"Don Zeno, o Fundador de Nomadelphia" é um filme ágil, bem feito, com ótimo elenco. Pode ser encontrado na locadora Guimarães, em Laranjeiras. Ou comprado na 2001 Vídeo, por R$ 29,90.

Para mais informações sobre a vida de Don Zeno é só pesquisar os sites italianos Nomadelfia e Don Zeno. O generoso padre morreu de enfarto em 15 de janeiro de 1981. De acordo com notícia da Radio Vaticana, a Conferência Episcopal da Toscana deu assentimento para a abertura do processo de beatificação de Don Zeno Saltini. As antigas restrições foram finalmente removidas.



Diretor: Gianluigi Calderone
Roteiro: Giuseppe Badalucco, Nicola Badalucco, Franca de Angelis
Música: Paolo Vivaldi
Fotografia: Cesare Bastelli
Elenco: Giulio Scarpati, Andrea Tidona, Maddalena Crippa, Urbano Barberini, Isabella Briganti, Nicolas Tenerani
Edição: Valentina Romano
Distribuidora: Casablanca Filmes

2 comentários:

catalinaladivina disse...

Acabo de ver la película junto a mi esposo y nos llenó de lágrimas ,de amor a Cristo y a la obra de este gran sacerdote-

Stella disse...

Boa tarde Catalina, Don Zeno acreditava na força do cinema para atrair as almas para Cristo. Filmes como esse sobre sua vida reforçam nossa fé. Obrigada pela visita. Um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner